sábado, 30 de julho de 2011

(Pre-Época) - 7º Jogo - Lyon vs F.C.Porto

E é com o último jogo de preparação desta pré-época 11/12 que se abrem as hostilidades para a nova época aqui no Diabo de Azul.


Vai ser o derradeiro e último teste antes dos jogos “a doer” e contra um adversário de gabarito e com créditos firmados.

Vai ser o primeiro jogo que vou conseguir ver em condições (espero eu!!) daí os outros jogos não terem sido aqui abordados no blog. Ainda assim parece-me que o mais proveitoso terá sido o Rio Ave pois foi contra um adversário do nosso campeonato (literalmente) e apesar de eles ainda estarem em baixo de forma creio que foi útil para esclarecer algumas incertezas.

Em relação à partida de Domingo espero um F.C.Porto com um 11 base muito aproximado do que irá disputar a Supertaça. Creio que nem faria sentido de outra forma.

Com os sul-americanos de fora e as lesões que temos creio que as principais dúvidas de Vítor Pereira serão Maicon ou Otamendi, Fernando ou Sousa, Micael ou Belluschi.

Para mim Otamendi e Belluschi não há dúvidas. São para por lá dentro. Maicon ainda tem paragens cerebrais e Micael continua lento, muito lento e previsível (ainda que os tipos da SportTV se tenham fartado de o gabar no jogo com o Peñarol…mas esses também não são exemplo pra ninguém).

A minha maior dúvida é mesmo a posição 6. Se Fernando, em forma e com a cabeça no F.C.Porto é indiscutível (porque “corta” como ninguém no plantel e felizmente tem ao lado dele quem saiba construir) todos sabemos que, nos dias que correm, ele não reúne nenhuma dessas 2 condições fruto de lesões e vontades de experimentar outros ares. Já Sousa é melhor com a bola nos pés mas deixa muito a desejar no posicionamento e na “agressividade” (que é diminuta) com que disputa as bolas. Vítor Pereira que se amanhe! O mais certo é jogar uma parte cada um.

Mas porque ainda devem existir muitas incertezas quanto aos jogadores que sairão por empréstimo será expectável a rotatividade do costume neste tipo de jogos.

Acima de tudo gostava de ver uma equipa com ritmo, processos consolidados e boas jogadas (pelo menos enquanto a equipa base fosse a do ano passado). É isso que se pretende. Ainda assim, e sendo certo que o resultado é o que menos interessa, pede-se uma vitória para moralizar as tropas.

EDIT: Saída a convocatória para o jogo noto, daqueles cujo destino ainda é incerto, as ausências de Bracali, Walter e Kelvin e a entrada de Atsu e Castro.....bom pessoalmente entre Atsu e Kelvin preferia que se integrasse o brasileiro no plantel do que o ex-júnior (já que não podem ficar os dois)...quanto à ausência de Bracali e presença de Beto não percebo mesmo....ou é tipo uma homenagem ao Beto para jogar a sua última partida pelo F.C.Porto ou então o rapaz não consegue arranjar um clube para jogar com regularidade. Em relação a Walter, dizer o que? Que talvez VP lhe esteja a dizer "aplica-te mais nos treinos e perde peso senão tens guia de marcha? É que, sem Falcao, só Walter e Kléber preenchem a posição de PL....portanto Walter tem é de ser integrado. Quanto a Castro precisa mesmo de evoluir junto do plantel azul e branco. Se voltar a ser emprestado mais vale vendê-lo porque é sinal que não contam com ele!!!

Sem comentários: