sexta-feira, 8 de abril de 2011

Liga Europa - 1/4 de final (FCP 5 - Spartak Moscovo 1) - Rescaldo

Cerca de 40.000 assistiram hoje, no Estádio do Dragão, a mais uma noite europeia fantástica e com um resultado que nos põe com mais de um pé e meio nas meias finais da Liga Europa.

Tinha dito, na antevisão, que por jogarmos a 1.ª mão em casa tínhamos de a levar bem encaminhada. E
que 1-0 era um bom resultado e que 2 golos de diferença já seria invejável. Ora com 3 golos de vantagem (porque se eles vencerem, na Rússia, por 4-0 passam a eliminatória) não podemos escamotear que estamos numa posição muito favorável para seguir em frente.

Mas não se pense que este Spartak foi osso fácil de roer. Pelo contrário. No 1.º minuto pregaram logo um susto!! Apresentaram um meio campo que sabe o que é uma bola e como tratá-la e conseguiram, principalmente nos primeiros 20 minutos, fechar os caminhos ao FCPorto. Aliaram a isso algumas oportunidades de golo que felizmente não concretizaram. Ficou-me na retina a exibição de Ibson que além de muita garra mostrou atributos técnicos que, infelizmente, foram arrumados para canto por Jesualdo Ferreira.

O FCPorto entrou em campo com uma novidade. Maicon. Continuo sem perceber esta rotação que AVB insiste em fazer com o 4 e o 30.

Começamos numa toada baixa muito por culpa do Spartak e notava-se, em alguns movimentos, que a equipa podia ser mais rápida. Cansaço ou ressaca? ;-) A época vai longa, é, senão me engano, o 47.º jogo, e há que perceber que o Spartak está muito mais fresco (apenas com 3 jornadas caseiras disputadas). A partir do golo de Falcao o FCPorto foi dono e senhor do jogo. Na 2.ª parte o domínio acentuou-se porque muita da frescura russa desapareceu. Marcámos 5. Podiam ser mais 2 ou 3. Mas atenção que o Spartak não se remeteu à defesa. Vieram cá para caçar um bom resultado e jogaram de igual para igual. Talvez tenha sido isso que os pôs nesta situação.

Ao 3-0, quiçá contagiados pelo entusiasmo das bancadas, deu-se uma desconcentração semelhante à do golo do CSKA na eliminatória anterior, com Álvaro a estarem não sei muito bem onde quando devia estar a cobrir o lado esquerdo, e pumba. 3-1.

Aqui os russos acreditaram que podiam marcar mais um, o que os deixaria numa óptima posição para nos eliminar na Rússia. Foi a morte do artista. Como disse acima eles vieram discutir o resultado e, na sofreguidão do ataque, abriram espaços que lhes foram fatais.

Há que dar os parabéns aos nossos jogadores pois arredaram os meus receios de baixa de competitividade para bem longe. Dão bom uso à expressão: Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque. A minha vénia.

TEMOS REALMENTE UMA EQUIPA FANTÁSTICA!

Obviamente há que destacar  o goleador máximo da competição com 10 golos dos quais 3 foram obtidos hoje. Falcao pois claro.


Más exibições não houve (mesmo que ainda se note um Maicon muito nervoso na abordagem de alguns lances) mas deixem-me também mencionar a tranquilidade que Hélton dá à equipa e o meio fantástico com Moutinho a comandar as tropas. Como é possível que ainda haja pessoas (MST) a duvidar da influência do 8 no jogo do Porto. Guárin com o pulmão do costume euma vez mais reforço o que disse no jogo contra os encornados: Fernando a cortar bolas é insuperável mas por favor, AVB, põe o moço a treinar remates à baliza nos treinos.

Também continuamos com a infeliz tendência de marcar cantos curtos sem que disso haja benefícios. Hoje, por ex., um canto desses originou um contra-ataque perigosíssimo para os russos. Já o único canto que batemos para a área ia dando golo (como deu contra a académica). Está bom de ver qual é o caminho para sermos ainda mais letais nesses lances.

Na foto, a pedir a bola de mais um jogo de hat-trick ao árbitro e, vendo o vídeo, parece que o árbitro até lhe deu os parabéns. Merecidos, diga-se.

A arbitragem, apesar de razoávelzinha, não foi isenta de erros principalmente aquelas faltinhas ao meio campo, que parecendo que não é nada de especial acabam por quebrar ritmo. Hulk e Guárin foram os mais atingidos virtude da maior pujança física com que podem disputar as bolas.

Estamos com clara vantagem mas, como diz AVB, o futebol é caótico. Das palavras dos jogadores percebe-se o regozijo pela vantagem mas também a cautela de que ainda nada está ganho e em Moscovo é precisa, uma vez mais concentração, senão máxima, a 99%, ainda por cima por causa do sintético. Já se sabe: cautelas e caldos de galinha (ou de roberto, se preferirem) nunca fizeram mal a ninguém.

Uma nota final para expressar o meu desagrado pelo "comportamento" de alguns adeptos portistas (será que o são mesmo??) que, definitivamente, merecem tanto o clube que têm como o Sócrates de voltar a governar os nossos destinos. Um tipo atrás de mim não parou de insultar Hulk e de dizer que não joga nada e que vamos ter de o aturar mais um ano e que ainda por cima a imprensa só lhe dá destaque (gostava de saber qual a imprensa que ele lê!!) precisamente porque lhes convém que o Hulk fique no Porto porque não joga nada!!!!).....Há gente assim!...(Não se deve é ter lembrado dos 21 golos que já marcou no Campeonato e uns tantinhos nas outras competições).

1 comentário:

Invictus disse...

Excelente segunda parte do FC PORTO e enorme jogo de R. FALCAO, que grande jogador:

(com musica de uma canção da Dina)

Jogou, marcou e "não" foi de cabeça
Falcão não há quem não te conheça
És um goleador ...
Fazes com que o Porto mais cresça

http://omundoazulebranco.blogspot.com/