quarta-feira, 6 de abril de 2011

Liga Europa - 1/4 de final (FCP - Spartak Moscovo) - Antevisão

Depois de mais um título de Campeão Nacional assegurado, voltamos à carga, desta vez na Liga Europa. Joga-se a 1.ª mão dos quartos de final desta competição, no Estádio do Dragão, e, chegados aqui, deixem-nos continuar a sonhar.


Em primeiro lugar dizer que, a homenagem mais justa ao novo campeão era ter o Dragão, nesta quinta-feira, com perto de 50.000 vozes a galvanizar ainda mais esta equipa. Lá farei a minha parte. E já estou com saudades … (no entanto as previsões apontam para cerca de 35000).

Sabemos que é uma eliminatória complicada (ainda que para mim, menos complicada que a anterior) e, porque jogamos primeiro em casa, cabe-nos encaminhá-la desde já, não só pelo adversário, mas por sabermos que em Moscovo vamos ter dificuldade em explanar todo o nosso futebol naquele “relvado” sintético.

Quanto a este jogo propriamente dito parece-me que deverá ser dos mais difíceis da época fruto, não propriamente do adversário, mas, não só da falta de tempo (apenas 1 treino já que o outro foi de recuperação) mas muito da descompressão natural após a conquista do principal objectivo da época e respectivos festejos. E é aqui que AVB vai ter um papel fundamental. Mais que escalar a equipa com este ou aquele jogador cabe ao NGT fazer regressar os jogadores à terra, incutir a necessidade de jogar sempre com a cabeça no lugar e motivá-los para manterem os índices competitivos do costume. E nisso ele é bom, por isso mesmo apreensivo, acredito.

Temos de estar com os índices de concentração a top (mais, concentradíssimos, com diria o grande Futre) porque tão importante como marcar golos é não os sofrer.


Fácil perceber que é daquelas situações que se ganharmos por 1-0 é um bom resultado. Por 2 então deixa-nos numa posição invejável. E sempre com as nossas redes incólumes.

Há que entrar tal como fizemos no estádio sem luz, com pressão alta sem deixar os russos assentar jogo e a moer a cabeça aos defesas com a velocidade dos nossos alas. E sermos eficazes, principalmente eficazes, ouviste Falcao?

Por mim jogava a mesma equipa que se sagrou campeã no jogo do estádio sem luz, à excepção do lateral direito onde apostava em Sapunaru, não porque Fucile esteja mal mas simplesmente porque acho que dá mais consistência defensiva e ajuda aos centrais. Mas, acabada de sair a convocatória, vê-se que entram Sousa e Walter mas, estranhamente, em ambos os casos, saem o próprio Sapunaru (e ficamos sem laterais no banco) e Rúben Micael! Assim, olha, é mesmo com a equipa rigorosamente igual ao último jogo.


AVB justificou, na conferência de imprensa (acabadinha de sair do forno), a entrada dos brasileiros pelo empenho que têm apresentado nos treinos (poderá ser um bom indício para uma boa próxima época de Walter) tendo também dito que falou com os jogadores excluídos para lhes explicar o porquê dessa situação.

Os russos chegaram ontem, sem baixas e já não sei se se consideram favoritos ou não já que o pasquim diz que eles acham que sim mas O Jogo diz que eles acham que não. Assim de repente, e tendo em conta de quem falamos, viro-me mais pra 2.ª teoria.

PS: A SIC, esse bastião de imparcialidade, irá transmitir, pela 3.ª vez consecutiva para a Liga Europa o jogo dos encornados, votando, uma vez mais os restantes contendores portugueses ao ostracismo. Continuem que nós gostamos!

Sem comentários: