sábado, 30 de abril de 2011

Liga Europa - 1/2 final (FCP 5 - Villarreal 1) - Rescaldo

Torpedos azuis abatem submarino amarelo.

Até parece que foi fácil...mas não foi mesmo. Somos mesmo uma equipa de Champions League.

Que não restem dúvidas. Este Villarreal foi o melhor adversário que defrontamos esta época aqui no Dragão. A verdadeira final antecipada da Liga Europa. E, depois de estar a perder 0-1, viramos para 5-1. Foi impressionante. Começa a ser recorrente dizer que "quando achamos que a equipa já nos mostrou tudo, parece que afinal não o fez e consegue passear magia jogo após jogo, deixando-nos tão alegres quanto orgulhosos".

Mas voltemos atrás. Novidades no onze só Cebola. Abnegado como de costume jogou bem mas creio que com Varela teríamos ganho mais.

Logo na 1.ª jogada criamos perigo mas, a partir daí, o Villarreal tomou conta do jogo. Não creio, como tenho lido, que o F.C.Porto tenha entrado com medo ou amorfo. Simplesmente o Villarreal entrou melhor, com a lição muito bem estudada (tirando partida das subidas de Palito) e, principalmente, com um naipe de jogadores do meio campo pra frente de categoria mundial. Borja Valero foi o dínamo da equipa e que bem jogou. Ao ver esta equipa trocar a bola naquela 1.ª meia hora creio que o estatuto de mini-barça lhe assenta melhor do que ao nosso F.C.Porto.Com superioridade numérica no meio campo e com Fernando, por ter sido amarelado aos 5 minutos, a jogar com pézinhos de lã, com Moutinho menos incisivo e com Guárin menos raçudo que o costume o Villarreal deu a sensação de poder ser a nossa pedra no sapato.

Ainda assim, as jogadas de perigo deles foram similares: Abertura em profundidade para a direita (até Nilmar) e centro para a área....felizmente não foram eficazes!

À meia hora Hulk remata de fora da área, tirando tinta ao poste, e a partir daí viu-se um F.C.Porto muito melhor, ofensivo e à imagem do que nos tem oferecido. Tanto é que o golo espanhol apareceu, creio eu, em contra corrente ao que se passava no relvado do Dragão.

Depois do que já vi este ano, acreditava piamente que poderíamos dar a volta ao jogo e acabar o jogo com um 2-1....eventualmente um 3-1. O que era excelente.

A 2.ª parte foi de sonho. Remontada épica iniciada com golos de Falcao de penalty e de Guárin numa jogada de insistência do nosso enorme 6. A partir daqui foi (mais um) recital de Falcao com mais 3 golos, sendo 2 deles de cabeça e de belo efeito (o 5.º é um hino ao futebol).


Não há dúvidas quanto ao homem jogo. É mesmo El Tigre! Já nem me lembro quem foi Lisandro. Que grande ponta de lança. Que grande Homem. Trabalhador, inteligente, humilde. Sempre achei que os meus 9 favoritos do F.C.Porto iam ser eternamente o bi-bota e o Jardel (salvo as respectivas diferenças, claro). Mas parece haver um colombiano que me quer fazer mudar a tendência! Depois de 2 "hat-tricks" nesta competição, agora um "poker", a quase certeza de ser o melhor marcador da competição tendo já igualado o record (e com fortes possibilidades de ultrapassar) de um alemão de nome Klinsmann e o ter-se transformado no máximo goleador europeu do F.C.Porto. Soberbo. Só me fica a mágoa de estar a ver os seus últimos jogos de dragão ao peito. Se já era difícil segurá-lo antes, 4 golos numa meia final europeia vão fazer muitos tubarões abrir os cordões das suas gordas bolsas....e a renovação que não chega . É que no contrato actual nem cláusula de rescisão há.

Mas Guárin merece uma menção (muito) honrosa pois esteve em 3 golos (fez o passe para Falcao cavar o penalty, marcou o 2.º e assistiu, de livre, Falcao para o 4.º....numa altura em que Hulk recebia assistência! Está visto que era bom que não fosse sempre o Incrível a marcar os livres mas enfim...este último fez um jogo não muito conseguido e já se sentia, no seio dos adeptos, que deveria ser substituído.....mas é a tal coisa....depois faz uma arrancada das dele e assiste para o 3.º golo...Há que ser paciente. Além disso as fintas, fintinhas e corridas dele, por muito que possam por vezes ser infrutíferas no que concerne a oportunidades de golo, cansam, e de que maneira, os defesas contrários.

Na 2.ª parte ninguém esteve mal. Já na 1.ª....tivemos um Palito muito desconcentrado e a recuperar a posição defensiva muitp tardiamente, um Otamendi estranhamente menos imperial. Em grande plano tivémos Hélton, uma vez mais.

Moutinho tentou sacar o amarelo para falhar o jogo em Espanha. Pensei que para a final limpassem mas pelos vistos não devem limpar. Não conseguiu! E se calhar ainda bem pois com jeitinho castigavam-no por 2 jogos como fizeram com os tipos do Real Madrid. Basta ficar no banco em Espanha....sem inventar André. Sem inventar. A margem é boa.

Quanto à arbitragem. Começou manhosa. Amarelo a Fernando aos 5 minutos, não amarelo a um espanhol por entrada sobre Moutinho, mãos dos espanhóis não sancionadas, pontapés de baliza a nosso favor transformados em pontapés de canto. Temi o pior. Felizmente o futebol da equipa chega para tudo e todos.

Se na antevisão disse que uma vantagem de 2 golos nos poria praticamente em Dublin há que reconhecer que com este resultado muito mais convicto estou. PRINCIPALMENTE sabendo do profissionalismo e humildade com que esta equipa entra em todos os campos....sem as basófias do "fora marcamos sempre" (apesar de fora, termos, efectivamente não só marcado sempre mas como ganho todos os jogos!!). E isso, muito mais que o resultado, faz-me acreditar.

Claro que não vai ser uma viagem de passeio a Espanha. Espero uma arbitragem imparcial e tá meio caminho andado!Mas não esquecer que eles estão com o orgulho ferido e, como já disse, são bons de bola. Mas vão ter de jogar mais abertos do que fizeram cá na 1.ª parte e isso pode ser aproveitado em nosso favor....carimbando, de vez, a presença em Dublin e mostrando a Marchena que, "se querem êxitos importantes" vão ter de esperar pelo menos mais 1 anito! Falaram muito estes espanhóis antes do jogo. Já sabemos que normalmente se consideram superiores a todos os outros no que seja. Estudaram-nos bem mas parece que não perceberam o poderio da nossa equipa. Correu-lhes mal. Ainda bem.

Nota final às claques. Muito bem uma vez mais. Se normalmente aprecio mais os "tifos" dos SD....desta vez dou o destaque ao C95. Os meus parabéns.

Sem comentários: