Entrar com o pé direito.
Finalmente…depois do interregno (a que nos forçaram, via secretaria) de 1 ano sem ouvir o hino da Champions no Dragão cá estamos de volta!
E estes “branianos” (brasileiros + ucranianos) não vão ser fáceis!!! Quando foi o sorteio creio que nem tempo tive pra opinar sobre o nosso grupo mas acho que até é dos mais complicados…simplesmente porque há 3 galos pra 2 poleiros e temos viagens que não lembram ao diabo! Não acho que sejamos assim tão favoritos quanto isso…preferia muito mais um grupo à la lampião em que, sim senhor, o primeiro lugar já está reservado mas o 2.º lugar vai ser roubar um chupa chupa a meninos (já que limpar o cú não é assim tão fácil!!)….se bem que com eles nunca fiando!
Afinal de contas, no nosso grupo, “só” estão 3 vencedores da Liga Europa nos últimos anos!! E o APOEL não vai fazer zero pontos!!
E nós, ao contrário de outros, não vamos à Champions fazer figura de ursos…é óbvio que ganhar esta competição é daquelas convicções que só alguns broncos da bola podem estar convencidos que é uma limpeza e que ainda há-de ser deles…mas passar a Fase de Grupos é uma obrigação. Vítor Pereira sabe disso…e ganhar os jogos TODOS no Dragão fazem parte do plano para atingir esse objectivo. Portanto, rapazes, não há volta a dar…
Somos favoritos? Talvez no papel, virtude da fantástica campanha no ano passado mas estes ucranianos são bons de bola, são efectivamente campeões ucranianos (e não segundos classificados), lideram o campeonato e vêm de vitória expressiva para o mesmo!
Com Guárin na bancada não me preocupo…temos qualidade no meio campo mais que suficiente…mas o mesmo se passando com Rolando já me deixa apreensivo! Não porque falha Rolando, mas porque a opção é Maicon!! Já o disse, noutras ocasiões, que há erros que o brasileiro comete que, contra equipas a sério (e isso é Champions League) nos vão sair caros…espero portanto concentração máxima do jovem.
Assim escalaria,
2 comentários:
Boa tarde Diabo de Azul,
Que bem que nos sabe voltar a esta competição que mais parece a nossa segunda casa lá fora. Só de ouvirmos a palavra "Champions" sabemos o significado que tem para nós e tudo o que já fizemos.
13 de Setembro de 2011 marca o novo começo do Futebol Clube do Porto na prova e logo contra uma turma que tem um futebol digno de poucos. O Shakhtar Donetsk tem-se evidenciado nas provas que vai entrando e o seu forte é o ataque. Com tantos talentos sul-americanos, por vezes até nos parece a canarinha a jogar. Também temos de saber ultrapassar a barreira defensiva, pois têm os alas bem consistentes e uns centrais que sabem jogar. Chigrynskiy contraiu uma lesão e estava em dúvida mas se actuar teremos de ter cuidado com este central que até já passou pelo Barcelona.
Os corredores são uma das armas que são muito exploradas pelos ucranianos, e qualidade não lhes falta. Rat e Srna fazem as contas cá atrás e Willian e Douglas Costa lá na frente. Luiz Adriano é a referência goleadora, no banco ainda têm Eduardo Silva e ainda...Dentinho. Atenção é a palavra de ordem para hoje!
Para combater e furar tudo isto temos as nossas armas. Infelizmente não temos o nosso patrão da defesa e teremos de ter fé em Maicon. Pode ser que hoje haja uma milagre!Álvaro Pereira e Fucile estão de volta, o que é bom, Fernando deverá actuar (eu prefiro o Souza, mas devido à experiência do Polvo, talvez seja o titular). Os corredores são servidos por Hulk que será a principal arma e ainda James com toda a sua genialidade e juventude. Kléber? Hoje será o dia do brasileiro. Acredito num jogaço para se mostrar e em dois golos de fintar a suposta crise! Varela, Cristián, Defour e Souza são boas soluções no banco e que poderemos aproveitar.
Hoje é dia (P) e com o apoio dos nossos maravilhosos adeptos, este barco irá a bom porto. SOMOS PORTO!
Cumprimentos,
Nuno Oliveira
Boa tarde,
O FC Porto hoje defronta um adversário complicado.
O Shakthar é uma equipa que nos últimos anos tem vindo a impor-se no futebol europeu (11ª. no ranking), tendo conquistado uma Taça Uefa em 2009, e na época passada apenas foi afastado pelo Barcelona nos quartos de final da champions.
Tem um treinador muito experiente- Lucescu, e conta no plantel com jogadores brasileiros de grande qualidade, tais como Jadson, Fernandinho e Luiz Adriano. Trata-se de uma equipa que tem conseguido manter o mesmo plantel nos últimos anos, com rotinas de jogo bem delineadas. Circulam muito bem a bola, com todas as qualidades do futebol brasileiro aliadas ao futebol típico das equipas da ex URSS.
O FC Porto é favorito. Mas nós adeptos teremos de ser pacientes, e apoiar a equipa, naqueles momentos em que o ucranianos nos colocaram a "correr atrás da bola".
Temos uma baixa de peso na defesa - Rolando, mas Otamendi está de regresso para comandar a defensiva.
Há uma incógnita no meio-campo. Irá Vítor Pereira privilegiar a presença do mais experiente e defensivo Fernando ou colocar Defour que fez um fantástico jogo diante do Setúbal?!
Eu colocaria Defour. Moutinho e o belga são dois jogadores fortes na recuperação, e no controlo de posse de bola.
Espera-se muito público no Dragão para arrancar com uma vitória na Champions. Se vencermos os 3 jogos em casa, mais um outro fora o apuramento estará garantido.
Abraço
Paulo
pronunciadodragao.blogspot.com
Enviar um comentário