segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Liga ZON Sagres - 18.ª Jornada (FCP 1 - RAFC 0) - Rescaldo

Carta aberta a André Villas-Boas:

É verdade que tiveste mais posse de bola, André!
É verdade que tiveste mais ataques, André!
É verdade que tiveste mais cantos, André!
É verdade que tiveste mais remates, André!
É verdade que quase até tiveste mais faltas cometidas (!!!), André!
É verdade que até ganhaste, André!

É tudo tão verdade como o facto de a tua equipa não ter jogado rigorosamente nada. Será que não te preocupa, André, o facto de apenas teres tido duas ou três ocasiões de golo (felizmente uma foi concretizada) durante 90 minutos de partida? Não te preocupará, André, a tua equipa ter feito uma primeira parte, digamos, má...e ter conseguido a proeza de na 2ª parte ser ainda pior?

Este título diz tudo...



E ainda assim "antidepressivo" só pelo resultado que proporcionou porque a exibição da equipa proporcionou e deu azo à ocorrência de diversos sintomas dessa doença.

Não te preocupa, André, o facto de voltares a cometer o mesmo erro que cometeste contra os encornados, nomeadamente a não inclusão de um ponta de lança? Somos Porto, André, só a vitória interessa e tu sabes. És dos nossos. Mas saberás também que, sem um ponta de lança, é de facto possível marcar golos....mas que as probabilidades se reduzem imenso no caso de lá não estar nenhum...mesmo que não marque golos...Mesmo que só sirva para "ocupar" defesas contrários para que outros possam rasgar e facturar.

Não te preocupa, André, que das várias vezes que as câmaras de TV te focaram (é verdade André, desta vez não pude estar no meu aconchegante lugar do Dragão a apoiar a equipa) tu já não demonstres a exuberância do início do ano e apareça um treinador apático, a engolir em seco, a ter de beber água quando o irmão do nosso antigo defesa central, o Bruno, o tal a que chamavam caceteiro, quase empatava ao minuto 90, e até a roer as unhas com o nervosismo?

Pois é André....tudo isto a mim me preocupa. Será que o Mágico Porto que nos mostraste em 2010 era falso e o verdadeiro é este que em 2011 sofre para vencer, em casa, contra o 14º classificado da Liga? NÃO ACREDITO ANDRÉ!! Tendo vindo de 2 jogos sem ganhar? E pior, a demonstrar uma falta de confiança e um nervosismo gritantes!! Onde está aquela equipa que tantos créditos conseguiu, cá dentro (sim, porque mesmo não o reconhecendo, eles sabiam do nosso poderio) e lá fora? EU NÃO QUERO ACREDITAR QUE SEJA, ANDRÉ. POR FAVOR MOSTRA-ME QUE ESTOU ENGANADO E TRATA DE ME DISSIPAR TODAS AS DÚVIDAS!

Disseste tu que, "apenas se não conseguíssemos vencer o Rio Ave seria lícito dizer que algo não estava bem no Reino do Dragão". Pois bem...ganhamos...mas ainda assim achas que tu vai bem neste maravilhoso Reino? Cá por mim acho que não! Quero acreditar que para ti também não...nós bem sabemos que o que dizes é pra jornalista estúpido e encornado comer e ruminar.

Depois claro, temos de levar com os encornados a dizerem que ainda vão ser campeões porque são aqueles que melhor futebol praticam em Portugal. Campeões não serão...confiamos em ti e na equipa, mas que de facto estão a jogar melhor à bola não dá pra negar. Sim...porque nós, ao contrário daquelas bestas, vemos e analisamos as coisas racionalmente.

Logo imaginei o teu discurso no final, André....que jogamos contra uma forte organização, que ganhamos, que no ano passado o resultado contra o mesmo adversário foi igual....tudo isso André...e tudo isso tu disseste...mas já chega André. E não chega, André!

Recordo-te, ainda que não precises, o que aí vem...Braga (fora), Sevilha (fora) e Sevilha (casa). Certo que continuamos firmes no Campeonato (se olharmos à nua análise dos números) mas as Taças internas já foram ou pra lá caminham portanto estes 3 desafios que se seguem são vitais quer para o readquirir de confiança quer para que continuemos no trilho dos títulos.

Reforço André...confiamos em ti mas parece-nos que "tás" a dar numa de "invenções"... Faz o que sabes e não inventes e, ao mesmo tempo, injecta confiança nos melhores jogadores a actuar em Portugal...e encontrarás novamente o rumo certo. Sabes que estamos contigo.

Força André e Força Porto.

-------------------------------------------------------------------------------



Pode dizer-se que o 11 titular não me admirou rigorosamente nada (ainda que não concordando) pois Sereno não claudicou frente ao Benfica, Otamendi seria um regresso natural depois das asneiras do Maicon, o Samurai castigado rendido por Rúben e, novamente, Hulk ao meio.

Ora, mesmo não sendo de admirar esta equipa há que reconhecer que a mesma não é a equipa mais forte que temos à disposição ao momento. Parece-me que a montagem da equipa nos jogos em que não temos podido contar com Falcao não está a ser a melhor de todas. Provavelmente até uma alteração táctica bastaria já que parece que há jogadores do plantel que não contam.

É verdade que um gajo está no sofá ou no Dragão a mandar bitaites e que, afinal de contas, não deve perceber nada da poda, caso contrário estaria lá e, se estivesse, ainda calhava de fazer as mesmas escolhas do Mister mas não podemos deixar de, do lado de fora, analisar as coisas como, pelo menos, elas nos parecem (ainda que possam não o ser).

Mas...quer dizer...Fucile? Mais uma vez Sereno esteve bem a defender. Não nego...mas actualmente um lateral tem de ser mais do que um defesa....tem de fazer a lateral toda. E Sereno não tem essa rodagem além de não ter pés para centrar bolas. Ele fez o que pôde, sei disso, mas o que ele pode não chega. Valha-nos o facto de ter a clarividência de não inventar em zonas perigosas. Não restem dúvidas. Pro que sabe Sereno esteve muito bem. E acabou por ter pela frente Bruno Gama um dos melhores vila condenses.

Sapunaru, Rolando e Otamendi, fizeram uma exibição regular (não isenta de erros, nomeadamente Otamendi) sendo, nitidamente, e ainda que com as pechas que se lhes conhecem, as melhores alternativas para os respectivos lugares. É bom (e note-se que estou a ser irónico!) ver a confiança que os nossos defesas e centro campistas têm no Hélton...entre o jogo com os encornados e o de ontem o Hélton deve ter recebido mais bolas atrasadas por companheiros que no resto da carreira toda dele! Esteja ele à boca da área ou à boca da baliza...tanto faz...toca de atrasar..

Moutinho, como de costume, sempre muito esforçado e útil a defender e a tentar abrir jogo no ataque de forma simples. Não tendo sido genial foi dele a assistência para Varela. Duvido que alguma vez tenhamos tido um gajo que devendo fazer mais golos e não os fazendo seja tão útil à equipa por tudo o que faz.

O resto do meio campo quase me deixa sem palavras. Fernando,  não é o mesmo das temporadas passadas. Nota-se que se esforça. Não lhe nego esse atributo. Jogar bem ele consegue. Já o fez. Já teve o estatuto de intocável da equipa. Mas neste momento não o consegue fazer. Atabalhoado nos cortes, muitas vezes mal posicionado o que o obriga a correr como um louco (e normalmente atropelando o adversário dando falta), sem "balls" para fazer passes a rasgar limitando-se a fazer passes de meio metro para o gajo ao lado que Às vezes até é o adversário) ou a agarrar-se à bola para se meter no meio de 3 adversários e a perder. Não merece a titularidade. Tal como Rúben Micael..lógico que seria ele o substituto natural de Belluschi mas, uma vez mais, não esteve à altura. Pior que ter maus jogadores (que aí já se sabe com o que podemos contar) é ter excelentes jogadores que, por isto ou por aquilo, não consigam render o que podem. Rúben é o exemplo disso. Medo? Falta de confiança? Que se passará?

À frente Varela confirmou a subida de forma, não só com um excelente golo mas também com boas arrancadas e jogadas individuais. Na 2ª parte já lhe pesaram as pernas. Notou-se perfeitamente. Pessoalmente te-lo-ia substituído por Cebola. Já James mesmo não tendo tido o destaque que teve nos primeiros jogos fez um bom jogo com um outro remate perigoso, um ou outro lance individual, fez o passe para Moutinho centrar para o golo. Enfim...não podemos pedir muito mais a um puto de 19 anos que faz a sua 1ª temporada na Europa. Inclusivamente não me recordo de, no FCPorto, jogadores mais velhos chegarem cá e conseguirem ser titulares tantas vezes (lesões à parte obviamente). Ainda assim tem respondido bem e só lhe falta experiência...que só ganha jogando.

Hulk, o tal que, até ver, fez o pleno nas nomeações para melhor jogador do mês.


Já duvido que em Fevereiro o consiga. Não por culpa dele, note-se. AVB insiste em po-lo ao meio e claro, perde-se o Hulk que todos conhecemos. Imprevisível, veloz, furioso, e, principalmente, desiquilibrador. Ao meio perde gás e a equipa ressente-se, mesmo com as alternâncias de aparições no meio da área com Varela. Hulk tem de estar nas alas. Ponto final

A ausência de Walter já aborrece. Obviamente que AVB não tem de dar justificações por tudo o que faz e, para fora, tem é de dizer que está tudo bem. Mas aborrece...e muito.

Quando foram feitas as substituições já nem estava a conseguir ver o jogo direito. Sinceramente. Mas pareceu-me que Fucile conseguiu dar alguma profundidade à asa esquerda. Talvez me engane. Guárin pouco trouxe e Mariano, ainda que excelente profissional, empenhado e dedicado, mais uma vez entrou para fazer figura de corpo presente e pouco mais (um remate ao lado). 

Ainda assim o pior de tudo é mesmo o nervosismo que a equipa sente. Mas porquê?? Não era esta a equipa imbatível? Não eram estes os jogadores que já deram espectáculo? Se os nossos defesas são pressionados tremem como varas verdes. Urge recuperar a confiança e auto-estima que por muito bem que um sistema táctico esteja montado se os jogadores não respondem psicologicamente deitam por terra todo o trabalho. Não percebo como é que AVB, excelente comunicador e empático com os jogadores, não lhes está a conseguir transmitir a confiança fundamental para encarar estes desafios.

Ou isto é tudo para enganares os homens de Sevilha?? Ahahah...era bonito André. Era bonito! Mas duvido...

Bonita homenagem a Rafa:

Sem comentários: