segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Supertaça Europeia / Final -> FCB 2 vs FCP 0 - Rescaldo

Digníssimos vencidos!!


QUE ORGULHO EM SER PORTISTA...apesar de vitórias morais serem apanágio de outras equipas desta vez tenho de dar a mão à palmatória.

Desculpem o grito mas é esse o sentimento que me invadiu apesar da derrota...ainda que esteja bastante desagradado com a gestão do plantel!! Isto de ser o Senhor Presidente a fazer a convocatória mói-me todo...todinho!

Apesar da esperança algumas dúvidas me invadiam sobre o que seríamos capazes de fazer por força do que têm sido as especulações de mercado e as "jogadas" de bastidores que aparentemente obrigavam VP a alterar a convocatória e 11 inicial.

Acho inadmissível que Palito não tivesse sido convocado...inadmissível...para, ainda por cima, o irem vender abaixo da cláusula de rescisão! Tivéssemos nós esse homem a centrar bolas para a área culé e a história podia ter sido outra!! Está prometido?? Quero lá saber! Este não está preso por arames como estava Bosingwa....Também podíamos ter tentado segurar Falcao para este jogo (ainda por cima o Patético nem o pode utilizar em Espanha pois ainda não nos pagaram nada!)...finos a negociar são os do Santos!

A goleada que os invejosos que nunca jogaram uma  final desta competição esperavam que o F.C.Porto sofresse não se concretizou e o Super Poderoso Barcelona não conseguiu, durante grande parte do 1.º tempo, praticar o seu futebol. E diga-se que não levamos o autocarro e nem fizémos o anti-jogo que, por exemplo, o poderoso Real Madrid do cada vez menos poderoso Mourinho fazem quando os defrontam.


Jogamos olhos nos olhos e, bem vistas as coisas, disputamos o troféu até aos 88 minutos onde já só tínhamos 9 jogadores em campo.

Infelizmente, para nós, o jogo definiu-se nos erros...o nosso e os do árbitro!!! Não que o árbitro seja o causador de todas as maleitas que nos tocaram (ainda por cima sancionou, e bem, todas as jogadas em que jogadores do Barça se encontravam em fora de jogo...quem me dera ter árbitros deste gabarito por cá...a jogarmos nesta armadilha do fora de jogo ainda vamos ter alguns dissabores cá dentro) pois ainda assim o Barça pareceu-me um justo vencedor...são efectivamente melhores e têm Messi, o desiquilibrador dos desiquilibradores.

Infelizmente o erro crasso de Guárin (à la Bruno Alves em Manchester), mental e fisicamente estourado (ao qual não estarão certamente alheios quer a participação na Copa América quer os contratos milionários que lhe possam ter ido parar ao telefone), despoletaram um final anunciado...se até aí tínhamos o Barça relativamente controlado, com esse entregar de ouro ao bandido, não só eles puderam acalmar e gerir jogo como nos deixou muito nervosos e a ter de partir atrás do prejuízo! E se há equipa que não precisa de ajudas dos adversários é esta...precisamente esta!

Ainda assim parece-me notório que esta equipa tem margem de progressão e adicionando James, Iturbe e um Ponta de Lança de eleição pode dar-nos grandes alegrias assim o mercado nos deixe estar os jogadores mais importantes que ainda cá moram.


Hélton (4) - Sem culpas nos golos esteve sempre tranquilo e, mais importante, a passar essa tranquilidade à defesa. Ainda evitou o 3.º numa magnífica defesa. Enorme Capitão!
Sapunaru (4) - Pouco afoito a atacar. Deixou esse trabalho todo para Hulk. Talvez por estar preocupado em segurar Villa o que, diga-se, conseguiu!
Rolando (3) - Até que esteve bem a defender. Nota mais baixa simplesmente pela expulsão por 2 faltas sobre Messi...necessárias, diga-se. Pena que deva falhar o 1.º jogo da Liga dos Campeões.
Otamendi (4) - O melhor da defesa. Anulou muitos lances perigosos fruto do seu posicionamento em campo.
Fucile (3,5) - Bem a defender mas mal a atacar.
Sousa (4) - Temos cada vez mais trinco. Começa a convencer-me. Fez um jogo esforçado e normalmente a ocupar bem os espaços fazendo desarmes importantes.
Moutinho (4) - Ainda não está fisicamente a top mas não sabe jogar mal.
Guárin (1) - E a assistência do ano vai paaaaaaaaaaara: Fredy Alejandro Guárin...já falei acima sobre o moço...ainda por cima mostrou mau perder ao entrar sobre Mascherano como entrou...compreendo a frustração mas um jogador tem de pensar um bocadinho...com a brincadeira vai levar, no mínimo, 2 jogos de suspensão.
Hulk (4) - O melhor em campo. Verdade que por vezes foi muito individualista mas conseguiu tirar bons cruzamentos e jogadas. Pena a insistência em querer marcar livres...para a bancada...VP deveria agir.
C.Rodriguéz (3) - A surpresa. Varela não merecia ser titular mas meter um tipo que nem inscrito para as provas internas é, no mínimo, estranho...ainda para mais tendo um James Rodriguéz como temos. Querem mostrá-lo aos potenciais compradores? Mandem vídeos caralho....agora metê-lo a jogar numa partida desta importância é brincar com os sócios e adeptos!Não terá sido por ele que perdemos e até esteve relativamente bem em missões defensivas mas ofensivamente foi um zero à esquerda.
Kléber (0) - Tá a precisar de 1 golito para animar. Jogou zero...ele bem queria aprender com Falcao...mas o colombiano trocou-lhe as voltas...a ele e a nós. É pena pois tem potencial...que venha um PdL de créditos firmados para entrar na equipa...é fulcral quer para o nosso sucesso quer para o do próprio Kléber!

VP tardou nas substituições como vem sendo seu apanágio mas fora isso conseguiu montar um F.C.Porto capaz...quando vi entrar Fernando pasmei (já farto de por jogadores na montra) mas, segundo li, foi o Souza que pediu para ser substituído devido ao cansaço!

Saudar o Barça, aquando do levantar do troféu, com palmas foi MAIS UM gesto digno de VERDADEIROS CAMPEÕES ao contrário de outros que não escondem no escuro das trevas (quando perdem campeonatos) ou fogem cobardemente para os balneários (quando perdem supertaças de espanha), atitude pequenas dignas de equipas pequenas...e dos regimes!!

Sem comentários: