segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Supertaça Cândido de Oliveira / Final -> FCP 2 vs VSC 1 - Rescaldo

Objectivo: Supertaça Cândido de Oliveira -> DONE


Creio que tivemos o jogo que esperávamos! Quem pedia mais Porto não se pode esquecer que, mesmo com uma equipa apenas com 1 novo elemento (Kléber), estamos em início de época e faltaram pedras como Palito, James, Guárin e Falcao (os últimos acabariam por entrar).


É um riso ler certos comentários de portistas a clamar por um F.C.Porto muito mais dominador!!! Tivemos erros, claro, mas o Vitória criou 1 ou 2 lances de perigo e de bola parada! Tenham dó! Eu sou leigo nesta história da bola mas alguns metem nojo!! Devem ser aqueles que também não se lembram das muitas exibições sofríveis que tivemos com o Judas! Uma tristeza.

Começamos, tal como há 1 ano, com Rolando a marcar aos 3` num golo de cabeça que vale pela jogada excepcional que o antecedeu. Depois de Rolando quase marcar com o pé a jogada prosseguiu indo a bola ter com J.Moutinho que de calcanhar encosta para Hulk e o Incrível saca um centro de letra para a cabeça de Rolando. Um miminho aos adeptos!

Cheirava a goleada (o meu prognóstico era 3-1) mas depois de 25`bem jogados o F.C.Porto caiu um pouco. O Vitória, certamente recordado dos 6 que trazia no papo da Taça, estava mais fechadinho (2 trincos) e não se aventurou tanto como no Jamor. Apenas Targino tentava remar contra a maré e foi de um lance de insistência dele que a apareceu o canto que deu origem ao golo. Tal como o ano passado em que parecia que, se carregássemos, chegávamos ao golos foi o que se viu este ano. F.C.P. para cima do Vitória e em apenas 8 minutos 2-1.

A segunda parte foi morna sem grandes motivos de interesse (excepto pelo lambidinho, mas já lá vamos). Não tivemos domínio no meio campo. É uma sensação estranha. Fiquei com a sensação que enquanto indivíduos os jogadores (Sousa, Micael, Moutinho) estiveram bem mas enquanto colectivo aquilo não funcionou…não sei…talvez seja culpa de Moutinho que fez um jogo mais apagado. E como se notou. Ou Sousa que NÃO É TRINCO!

Reforço…pode sair qualquer um do plantel, excepto Moutinho e Hulk!

Daqui a uma semana voltamos a ter jogo com estes vitós e há coisas a rever lá atrás sob pena de acabarmos com um resultado que não nos agrade! Além de ser jogado na terra do Homem que cascou na mãe! Difícil!

A tal pressão alta que VP quer impor viu-se mas com menor intensidade do que, por ex., no jogo com o Lyon.

Achei piada ao Manuel Machado, na flash interview a dizer que o F.C.P. só marcou em 2 erros defensivos e que Nilton quase não teve mais trabalho. É isso Manuel…é isso…o Hélton fartou-se de fazer defesas! Mau perder!

Notas:

(+) Hélton - Sem culpas no golo. Pouco mais que um espectador durante o jogo.

(++) Sapunaru - Bem a defender e afoito no ataque. Gostei

(+) Rolando - Nota 10 pelo posicionamento que originou os golos (e concretização) mas nota 2 pelas abébias defensivas  do tamanho da incompetência de Pedro Proença que deu. Foram dois lances que não originaram golo porque não calhou. Se fosse contra o Barcelona eram 2 golos sofridos na certa!

(+) Maicon - Estanhamente concentrado e sem inventar nem comprometer. Das poucas vezes que gostei o ver jogar. Ainda assim temos um central no banco de muita maior qualidade! Terá entrado para combater Edgar mas Manuel Machado trocou as voltas a VP e deixou o avançado no banco.

(++) Fucile - O Fucile que todos gostamos. Encheu aquela ala esquerda. Se tivesse um pezinho esquerdo que, para além de o ajudar a equilibrar, soubesse cruzar era o melhor em campo. Assim….fica pra próxima.

(+) Sousa - Esteve aguerrido, recuperou muitas bolas e trata melhor a bola que Fernando mas está longe do Polvo para a função que o querem por a desempenhar. Além de que teve pechas no reposicionamento e o espaço que deixava nas costas entre os centrais era largo (muito largo) pois tendia a chegar-se a Moutinho e Micael em vez de fazer o oposto! Pode chegar pra muitos jogos cá dentro mas lá fora vai ser complicado! Ainda assim foi dos meus favoritos em campo!

(+-) Rúben Micael - Ajudou Souza nas recuperações de bola mas foi decaindo com o decorrer da partida. Também nem sempre largou a bola para o ataque quando devia. Com a entrada de Guárin em cena o banco espera por ele!

(+) Moutinho - Mais apagado que o costume mas ainda assim com nota positiva. Sabe o momento certo para largar a bola e isso faz dele um jogador indispensável nesta equipa.

(++) Hulk - Homem do jogo. Duas assistências e umas tantas jogadas de correria a comer os defesas adversários. Sofreu muitas faltas (sem que os adversários vissem amarelo), uma para penalty. Desisnpirado na hora de atirar à baliza!

(-) Varela - A jogar assim é esperar por quem falta que vamos ver Varela a aquecer o banco. Lento e previsível. Mal a jogar sem bola (entendimentos com Fucile). E a concorrência é de peso!

(+) Kléber - Pareceu-me nervoso. Sem encher o olho foi útil pelas constantes movimentações que faz. Quando descaiu para a esquerda (lugar de Varela) não rendeu.

Os colombianos entraram, receberam as maiores ovações da noite (Radamel à cabeça) mas nota-se que ainda estão presos de movimentos. Belluschi esteve bem.

Vítor Pereira apostou nos jogadores que mais rodou na pre-época e já teve frutos. Fez umas substituições, quanto a mim, estranhas principalmente a entrada de Falcao para a saída de Varela e encostando Kléber à esquerda!

Resumindo...o objectivo era vencer, ganhar o caneco e isso foi conseguido...mas há muito a palmilhar. Com uma defesa destas não temos estofo para um Barcelona!

Quanto ao lambidinho do apito (que, à priori, até me pareceu uma boa escolha!!!!), o tal que ficou em 1.º lugar no ano passado, fez uma exibição ao nível de fazer corar o seu comparsa João “Pode Ser” Ferreira….miserável e de uma incompetência levada aos limites… Com, no mínimo, 3 penaltys por assinalar (João Paulo sobre Hulk, mão na bola de Ndyae e Ndyae sobre Falcao) mais 1 ou outro bastante dúbios (Ndyae sobre R.Micael), um critério disciplinar no mínimo dúbio (Anderson Santana nem um amarelo viu ao passo que Fucile por nada viu um amarelo) e uma gestão das leis da vantagem estranhas (parando o jogo quando o F.C.Porto até saía com perigo e deixando andar (mesmo sendo lances que originariam livres perigosos junto da área vitoriana) quando se apercebia que aquilo não ia dar em nada.

Brilhante senhor 1.º classificado da época passada. Lamento que VP tenha dito que foi uma boa arbitragem. É precisamente nestas situações que nos devemos queixar pois fomos dura e severamente punidos por este artistinha do apito e não apenas quando perdemos. Só nos pomos a jeito que isto aconteça continuamente e, quando for o caso, nos acusem de mau perder. Não gostei VP.

Também fiquei desolado com a assistência. Se da nossa parte esteve excelente da parte dos outros aquilo foi fraquinho...pra quem se gaba de ter os melhores adeptos de Portugal vai lá vai...se aquilo é o melhor vou ali e já venho...depois de na Taça se porem ao piro no intervalo ontem estavam lá meia dúzia de gatos pingados (honra a esses, pelo menos) que o resto, pelos vistos, é só garganta!

Sem comentários: