sexta-feira, 11 de março de 2011

Liga Europa - 1/8 avos de final (CSKA Moscovo 0 - FCP 1) - Rescaldo

Partida difícil, suada, com muito sacrifício e concentração, e, porque não dizê-lo, com uma pontinha de sorte (a tal sorte que até os campeões precisam)...e resolvida, uma vez mais, à bomba.

Mas é preciso não esquecer que não estávamos a  jogar contra uma equipa qualquer. É simplesmente uma equipa russa, que já ganhou esta competição, com um núcleo de jogadores que se conhece à muito onde complementam a frieza de leste com a técnica africana e brasileira, que não perdia em casa, para as competições europeias, desde 2007 (!!!) (precisamente desde a derrota que o FCPorto lhe havia infligido nesse ano) e habituados a jogar naquele tipo de terreno sintético.

Entramos mal. Todos percebemos que os primeiros 45 minutos foram oferecidos aos russos. Mas não sejamos duros com a equipa. Percebeu-se perfeitamente que aquele relvado, além de propenso a lesionar homens, não é propenso para jogar à bola. Tal como havia dito na antevisão não me admirava nada se houvesse passes e recepções disparatadas...aconteceu...e muito (às vezes até parecia aselhice dos nossos). Foi fácil de ver que a bola parava mais do que o esperado o que dificultou na questão do passe (ora saia curto ora comprido!)...e, como dito em cima, estávamos a jogar contra uma equipa fresca de pernas e muito perigosa que, sabendo da dificuldade de vir ao Dragão, precisava encaminhar a eliminatória para o lado deles.

Por isso, sair empatados ao intervalo foi muito bom pois na 1.ª parte poderíamos ter sofrido 1 ou 2 golos a brincar. Honra e vénia a Hélton...que exibição monstruosa. A ligação entre defesa e meio campo falhou um pouco. Não percebi...as bolas passavam sempre por ali, o que, com 4 homens no miolo é de estranhar.

Na 2.ª parte, quer pelo desacelerar dos homens de Moscovo (normal pois estão em início de época e fizeram uma primeira parte a todo o gás), quer pela correcção da nossa parte de algumas situações controlamos completamente (o CSKA criou 1 ou 2 chances, no máximo) e tivemos boas oportunidades de golo desperdiçadas (Sapunaru, principalmente).

Mais uma vez AVB mexeu na equipa muito bem fazendo entrar Varela e tirando James (eu teria tirado Hulk) e metendo Cebola (agora sim retirando Hukl do campo). Finalmente, por lesão de Guárin, entrou Souza. Todos os substitutos entraram muito bem e a desempenhar o seu papel. Gostei de todos....e mais uma vez provou-se que temos banco..muito banco. E ainda lá ficou Belluschi!!

Quanto aos titulares....há 3 que tenho de destacar positivamente. Hélton, Otamendi e, claro, Guárin.


Era apologista da sua titularidade e o homem deu-me razão porque empurrou muito a equipa para a frente, foi grande ajuda a defender (ainda que neste particular nem sempre bem) e fez aquela obra de arte. Que maravilha de golo...desde receber, ajeitar para o pé direito, LEVANTAR A CABEÇA para ver onde parava Akinfeev e rematar (tudo em fracções de segundo) foi tudo bem feito....cada vez mais acho que o homem merece ser titular...o problema é: mas quem sai?? e aqui acho que depende do jogo...actualmente colocaria Moutinho a descansar!

O restante meio campo esteve assim-assim. Moutinho em baixa, Fernando inconstante (muita bola passou por ele e não captou...culpa do sintético? Talvez).

À frente James começou bem mas foi perdendo gás. Falcao lá ia arrastando um ou outro defesa mas não teve oportunidades de golo (tirando um remate aos 5 min!). Já Hulk foi a desilusão. Confrangedor. Não sacou uma única finta e dificilmente passava pelos russos. Apesar de o treinador russo ter dito que não ia marcar Hulk especialmente foi notória a preocupação dos gajos terem sempre 2 a apertar as canelas ao nosso 12.

Apesar de Hélton ter feito grandes defesas (o que pode indiciar mau desempenho da defesa) até acho que o resto do sector defensivo esteve quase sempre bem cortando muitas bolas (principalmente na 2.ª parte porque na 1.ª também abanaram pa cacete). O caudal ofensivo do CSKA era tanto que deu para todos brilharem! E era impressionante a velocidade com que os russos chegavam à nossa baliza e quase sempre em superioridade numérica! (aqui culpo o nosso meio campo, claro).

Eliminatória ganha? Dou a resposta de Hulk, que em resposta a essa pergunta, soltou uma risada e disse que não, que lógico que não.
É preciso não esquecer que o CSKA foi ganhar ao PAOK na Grécia e todos vimos a qualidade ofensiva da equipa. Ainda por cima já deverão contar com um Tosic a 100% (os cabrãozotes disseram que o homem tava lesionado e mesmo assim ainda jogou uns minutos!!) e Necid (?!)...o golo marcado lá pode ser decisivo pois os homens têm equipa para vir cá marcar!

Finalmente, e porque andava em serviço para aquelas bandas, dizer que vi o jogo na casa do FCP de Vila Verde. Gente simpática e acolhedora. Gostei muito.


Mas como atingir a perfeição é complicado....Tava lá um senhor que meu deus...não percebo o que é que um jogo de futebol faz às pessoas...este se fosse ao estádio era dos que só assobiava de certeza...é daquelas pessoas que não merecem gozar as vitórias do FCP...à primeira oportunidade dos russos: "pronto..vamos ser goleados, está-se mesmo a ver" (é impressão minha ou estávamos no primeiro minutos do jogo??), O Hulk falhava uma finta: "a este nunca lhe sai nada de jeito" ou "não joga um caralho" (é impressão minha ou é só melhor marcador do campeonato e um gajo que faz muitas assistências??), nós a circular a bola no meio campo: "e pronto, é assim que jogam os russos, todos a trás da bola e nós não fazemos nada" (é impressão minha ou até nem costumamos jogar contra equipas que estão sempre 11 atrás da linha da bola??), Hulk lesiona-se: "pronto, já foi, já se fodeu..este já não volta...já nos fodemos" (é impressão minha ou há 2 minutos atrás ele não prestava??), mas a piéce de resistance foi quando, aquando da entrada de Varela: "este treinador é um nabo"...não resisti...tive de ripostar e dizer que não era bem assim...é que ouvir uma graçola de quando em vez até acho piada mas durante 90 minutos?!?!! Haja paciência!

Sem comentários: