domingo, 27 de fevereiro de 2011

Liga ZON Sagres - 21.ª Jornada (SCO 0 - FCP 3) - Rescaldo

Não precisámos da ajuda de ex-guarda redes ou de, à ultima hora, comprarmos um qualquer central do Olhanense. Bastou sermos Porto...

Depois do desgastante jogo do Dragão frente ao Sevilha entrámos em campo determinados a conquistar a primeira das 5 vitórias que AVB pediu...foi difícil, rijo, cansativo...mas chegámos lá. Vencemos onde ainda ninguém o tinha feito este ano!


Entrámos no sistema táctico habitual e, melhor ou pior, tivémos sempre o jogo controlado não deixando o Olhanense criar oportunidades de perigo e tendo nós algumas principalmente por Hulk e Belluschi. Ainda assim notava-se perfeitamente que, apesar de ter zero de caudal ofensivo, o Olhanense também não permitia grandes veleidades ao ataque do FCPorto não passando por apertos de maior.

Na 2ª parte AVB, magistral na leitura de jogo, tirou Sapunaru e Varela, rendidos por Fucile e James, e começou a 2ª parte em 4x4x2. Tivémos um jogo interessante, partido pelos 2 meios campos (por esta altura já o Olhanense se mostrava mais afoito a atacar) e a bola insistia em não entrar na baliza dos algarvios....imagino que por esta altura fosse possível ver, até de longe, um brilhozinho nos olhos dos encornados que, passados nós incólumes da deslocação Braga, esperam, e DESESPERAM, por uma escorregadela da nossa parte. O Manha, paineleiro e comentadeiro, não o conseguia disfarçar na voz...até que...68 minutos....remate de Belluschi....GOOOOOOOOOOOOLÃO....


2 minutos de depois, Falcao...GOOOOOOOOOOOOLÃO....FCPorto com a certeza de ter mais 3 pontos no bolso e 6 milhões de encornados a afundar-se na azia e depressão....não li, nem quero ler os pasquins de hoje (já os jornais li alguns) mas imagino que até tenham a ser imputadas culpas ao keeper olhanense por não estar bem colocado no 1.º golo ou, quiçá, uma declaração do seu presidente a suspender-lhe o ordenado por um mês....um sacrilégio...mas não...ele não estava mal colocado...nós é que somos muito fortes.

A partir daí foi um FCP a voltar ao 4x3x3 habitual, em descompressão e em gestão, o que permitiu também ao Olhanense tentar continuar a fazer pela vida, quando já não havia nada a fazer! Mas diga-se...acho que até mereciam um golito. Percebeu-se o porquê da invencibilidade caseira.

Quanto aos "adeptos" do Olhanense...Não sabia que os algarvios tinham uma claque/adeptos tão fervorosos e ferrenhos!!! É que, raios os partam, não calaram a matraca o jogo todo....estranho...bastante estranho!!! Ainda gostava de saber o 2.º clube de eleição deles...Já que o primeiro, é, de certeza, o Olhanense!!

Em suma, foi um FCPorto, à Porto, a mostrar querer ser campeão, a jogar como um campeão, nunca desistindo, puxando dos galões (parafraseando o Manha(oso) que lhe concedem essa aspiração por direito próprio que, contra um adversário muito bem organizado, não perdeu a calma e a concentração e resolveu a contenda a seu favor.

(+) Hélton - Pouco chamado a jogo. Quando o foi demonstrou a serenidade e boa capacidade de resposta que este ano tem feito dele um dos obreiros das melhores (ou melhor) defesa da Europa.

(+-) Sapunaru - Parece em baixo fisicamente. Tanto esteve bem como mal quer na defesa quer no ataque. Justificada a sua substituição.

(+) Rolando e Otamendi - Cada vez mais o seu entendimento no eixo da defesa coloca Maicon como suplente desta equipa. Rolando pelo ar e Otamendi pelo chão, quer na área, quer em zonas um pouco mais avançadas complementam-se muito bem. Continua o problema, de ambos (principalmente de Rolando), em não ser incisivos nas saídas a jogar.

(+) Álvaro Pereira - Dizer o quê? Este é outro, tal como Moutinho, em que não é fácil encontrar exibições em que se possa dizer que esteve mal. Com ele o FCPorto ganha um caudal ofensivo como com mais ninguém naquela posição e a defender não claudicou e ainda ajudou muito os centrais.

(+) Fernando - Sem querer repetir o que disse sobre ele contra o Sevilha mas fazendo-o. He`s definitely back. Impressionante a defender cortou bola atrás de bola atrás de bola.

(+) Moutinho - Continua em baixa de forma mas com papel preponderante no meio campo seja a defender seja a atacar (não que tenha feito por exemplo, assistências ou grandes passes, mas jogou simples, pensando antes de se desfazer da bola, o que conta muito para não a perdermos).

(+) Belluschi - Mais exuberante e interventivo que Moutinho a atacar desbloqueou o jogo com um golão...tinha dito eu, aquando do Sevilha, que precisava calibrar a mira. Feito. Agora só falta calibrá-la nos lances de livre directo. ;-)

(+-) Hulk - Muito individualista, à procura do golo que JQManha insistiu em dizer que não aparece desde 26 de Janeiro, como que querendo dizer que afinal Hulk nem é grande coisa...Afinal já não marca golos há 1 mês!! Ainda assim foi sempre da parte dele que o nosso ataque espevitava. Pena continuar a atirar ao boneco ou ao lado. Viu o 5.º amarelo (injustificadamente, diga-se) e descansa contra o Guimarães. Pode ser que lhe faça bem.

(+-) Falcao - Com 2 golos poderá parecer uma grande exibição. Sim (na 2.ª parte) e não (na 1.ª). Todos sabemos da sua influência no jogo ofensivo do FCP (principalmente na ocupação dos espaços e nas movimentações fora da área e de costas para a baliza) mas teve uma 1.ª parte má. Sempre em jogo, é verdade, mas geralmente a não conseguir dominar e entregar a bola aos companheiros. Normal.... Vem de paragem longa. Se em baixo de forma marca 2 golos cá fico a aguardar pela subida!

(-) Varela - Sinceramente acho que passou ao lado do jogo. Continua inconsistente. Tanto faz um grande jogo como faz o que fez ontem..Nada...Muito lento e previsível. Nem com o apoio de Palito lá chegou!

(+) James - A chave para abrir a organização Olhanense. Esteve nos 3 golos!! Acho que basta...

(+) Fucile - Parece que o Fucile que sempre conhecemos regressou mesmo ao Dragão. Óptimo e mais esclarecido que Sapunaru no apoio ao ataque não vacilou a defender.

(+-) Rúben Micael - O estranho caso do plantel azul e branco. Sabe para jogar mais mas não o faz. Ainda rematou por 2 vezes ao lado.

Sem comentários: