sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Liga Europa - 1/16 avos de final (FCS 1 - FCP 2) - Rescaldo


Bom...em primeiro lugar tenho a dizer que a transmissão da SIC foi uma excelente....merda....imagino que seja uma outra TV qualquer a fazer a cobertura e a SIC só transmite mas meteu nojo....em 20% do tempo não se via a bola...bastava a bola ira pra um canto do terreno de jogo...pronto...chegou a haver um remate do Kanouté, que passou bem rasante ao poste, e que nem isso deu pra ver. Parabéns SIC pela bosta de transmissão....e pela bosta de comentários. Dizerem, entre outras 1001 barbaridades, que o Sevilha já não é o que era..vai lá vai. Fabiano, Kanouté, Navas, Negredo, Capel, Romaric...se isto é fraco vou ali e já venho...Estão em oitavos na Liga Espanhola mas eu queria ver, das equipas portuguesas quais estariam melhor nesse campeonato...hmmm...deixa ver...ah..já sei..só uma...o FCP.

Mas pra semana é que vai ser. Vão dar o jogo dos encornados. Alegria. Êxtase. Orgasmo.

Ganhámos, temos a eliminatória bem encaminhada, mas ainda assim.... há alguns motivos para preocupação a ter em conta na 2ª mão.

Tenho lido algumas opiniões em como o FCPorto jogou bem, pressionante, a tentar roubar a bola lá à frente....pois bem....concordo...se estivermos a falar dos primeiros 10/15 minutos (EDT: hoje, passado um dia, afinal já li muitíssimas opiniões condicentes com a minha). Entramos muito bem a tentar fazer um futebol de ataque e sem deixar o Sevilha respirar quando eles tinham a bola.

Mas a partir daí.....o Sevilha tomou conta do jogo. E pior, enquanto nós "dominamos" tivemos uma boa oportunidade (Jámes). Já eles criavam oportunidades com uma simplicidade flagrante (infelizmente fizeram-me lembrar os encornados pois essas bestas criam oportunidades que é uma coisa parva) e felizmente com uma ineficácia desconcertante (obviamente muitas vezes mérito dos nossos). Aquele Luís Fabiano estava com vontade. Estava, estava. Mas foi Kanouté e Navas que puseram a equipa a carburar. Principalmente o primeiro. Jogou bem o "cepo" (tomara eu um cepozito destes no FCP, note-se).



Marcámos numa excelente altura (sim todas as alturas são boas pra marcar, eu sei) pois o Sevilha estava por cima e, fruto de uma bola parada, Rolando mete-a lá dentro. Em fora de jogo? A atender pelos saloios dos comentadores da SIC sim de certeza...disseram-no e repetiram-no meia dúzia de vezes...em meu entender não simplesmente pq, sendo difícil observar na repetição em câmara lenta, mais difícil será fazê-lo em tempo real. Ora, se em caso de dúvida deve beneficiar-se o ataque está tudo dito!

Na 2.ª parte então...fomos massacrados. Alguns acharão exagerado mas o Sevilha criou "éne" oportunidades antes e depois do golo daquele pinheiro (em falta, recorde-se, ainda que, para os "senhores" da SIC era difícil de ver...realmente só lá andam 5 árbitros...não deve ser fácil não). Ao passo que nós, a atacar, tínhamos dificuldade até pra fazer 3/4 passes seguidos e, a defender, em ter pernas para acompanhar os andaluzes. Faltou mais pressão ao condutor da bola, principalmente pelas alas. Tivemos uma 2.ª parte menos solidária entre jogadores o que permitiu abrir algumas brechas no meio campo e muitas mais nas alas (falta de músculo pra correr?!). Como é possível deixarem Sapunaru e Fucile entregues, na maioria das vezes, sozinhos aos lobos (Perotti e Navas). Com jogadores desses calibre tínhamos sempre de ter sempre alguém na ajuda aos laterais...o pior é que muitas vezes até estavam 2 sevilhanos para um dos nossos!

E pronto...ainda assim, sem saber bem como, marcámos o 2.º golo....o qual me deixou rouco uma vez que tive de "berrar à letra" ao filho da puta do meu vizinho que guinchou como um porco quando o Sevilha marcou.


AVB também não esteve a 100%, quer na equipa inicial quer nas substituições. Na equipa inicial porque nitidamente era preciso um ponta de lança rato (Falcao era o ideal mas quem não tem (Fal)cão caça com..Walter) para aproveitar e pressionar ainda mais os defesas centrais que realmente são fraquitos.
Nas substituições porque, para mim, esteve bem a tirar James (já tinha amarelo, é novo e os espanhóis são cães) mas mal a meter Rodriguéz. Felizmente correu bem porque acabou por ser o 10 a correr pra se fintar a ele próprio e importunar Palop (pote com pote ganha o nosso) mas defensivamente foi um peso morto, não corria...não se percebe como um jogador de alta competição apresenta níveis físicos tão deploráveis.  Além de ter feito uma falta perigosa à entrada da área. Mas pronto até correu bem e criticar numa situação destas até pode parecer ingratidão e estupidez!!! Também a 2ª substituição tardou. Depois de jogadas consecutivas dos sevilhanos a entrar pelo meio urgia meter músculo ao meio campo. Logicamente Guárin. Que entrou bem e ainda fez o golo. Quanto à entrada de Palito também oportuna na ajuda quer a Fucile quer ao ataque.

Ui que isto já vai longo. Resumidamente, notas:


(+) Hélton - Major. Capitão. Sempre que chamado respondeu...com distinção. Dos melhores em campo ainda que nem sempre tenha reposto bem a bola. O que até sabe fazer bem!!

(+-) Sapunaru e (+) Fucile - A defender fizeram o que puderam. Sinceramente. Os companheiros de meio campo deviam ter ajudado mais e melhor. Alguma displicência de ambos num ou outro lance o que acaba por ser compreensível dada a dificuldade em manter os níveis de concentração sempre a topo.

(+) Rolando - Imperial na defesa. Simplesmente brilhante. Fez 2 ou 3 cortes do outro mundo. E um golo!

(+-) Otamendi - Vacilou algumas vezes. Com um cepo de quase 2 metros pra marcar não é fácil. Compreende-se...mas precisa colmatar isso com poder de antecipação. Que o tem pelo chão mas que pelo ar ainda há que melhorar.

(+-) Fernando - Inconstante. Na defesa e no ataque.

(+) Belluschi - Começou bem. Muito esforçado a defender mas foi perdendo gás. Bem rendido.

(+-) Moutinho - Esforçado e nota-se o cansaço. Mas com a simplicidade habitual que se quer.

(+-) James - Esforçado. Inteligente. A ganhar a experiência pra se tornar um jogador de topo. Ainda ajudou a defender mas por vezes ainda atrapalhava!

(-) Varela - Apagado a atacar. Ainda mais a defender. Talvez o pior dos azuis e brancos.

(-) Hulk - Simplesmente hoje não tivemos Hulk....um remate e 1 ou 2 jogadas que podiam ter dado mais não fosse ele tão egoísta. É curioso que o Nuno "Lambe Cús" Luz (este é daqueles gajos que se o Mourinho ou CR7 lhe disserem pra lamber o deles lambe e ainda pede mais...e mais) disse, a certa altura, bem cedo na partida, "tenho Hulk à minha frente e vejo-o apagado e a transparecer pouca confiança". Isso já eu tinha visto ó palerma...e não precisei de o ter à minha frente. Parecia que estava lá mas não queria estar. Não duvido que tenha a ver com a posição em que tem jogado.

(+-) Cebola - Pesado. Acabou por aproveitar uma "Maiconice" de um sevilhano que Guárin aproveitou. Elogie-se a atitude de não desistir. Inútil a defender.

(+ Guárin - Quiçá...decisivo.

(+) Palito - Saúda-se o seu regresso. Ajudou Fucile e ainda tentou dar uma perna ao ataque.

Os amarelos a Moutinho e Guárin são simplesmente ridículos…quanto ao Moutinho o homem confundiu-se ok…mas Guárin??  O sevilhano aperta-lhe o papo daquela forma e o guárin é que vê amarelo?

Conclusão: Devíamos ter jogado (muito) melhor. Continuamos sem acertar nos passes de forma consistente o que hipoteca logo a hipótese de sair bem para o ataque. Sevilha é uma equipa forte que ainda vai dar cartas no Dragão. Alguma (ou muita) sorte à mistura (empate teria sido mais justo, conforme disse AVB). Muitas coisas a corrigir para a 2.ª mão e para o que falta da época.

E já agora: Que é de Falcao? Ainda não tem a confiança necessária? Já desde o dia 2 que está dado como apto e vê-lo lá, onde deve estar, na área, nada?!?! Já aborrece.

Sem comentários: