quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Liga Europa - 1/16 avos de final (FCP 0 - FCS 1) - Rescaldo

Há derrotas assim...doces e saborosas....


Doce porque nos dá a passagem à fase seguinte da prova e saborosa porque tivemos um FCPorto de altíssimo gabarito excepto na hora de concretizar. Já lá vamos...já lá vamos.

Gregório Manzano, futuro ex-treinador do emblema andaluz, lembrou, no final do jogo, que o resultado de Sevilha tinha sido injusto. Concordo. Só se esqueceu de dizer, tal como a maioria dos treinadores fanfarrões (este também disse que vinha cá marcar 2 golos) e que pouco ligam à verdade, que o resultado do Dragão também o foi. E de que maneira meus senhores...e de que maneira!!

Pois bem, 17h, dia solarengo, e um Dragão bem composto para dia de semana...35609, dados oficiais.


O ansiado regresso de Falcao e Palito concretizou-se e jogámos na máxima força. Do outro lado a surpresa foi Fabiano no banco.


Começamos excepcionalmente (tal como em Sevilha) com total domínio e controlo do jogo. Durante 1h o Sevilha não tocou na "xixa". Limitava-se a pontapear a bola para a frente, Kanouté a ganhar de cabeça e depois pouco mais faziam. Já nós construímos excelentes jogadas apenas hipotecadas pela deficiente finalização. Desde Hulk (o expoente máximo do falhanço da tarde de ontem), Falcao, Moutinho, Belluschi e até Fernando imagine-se todos falharam. Bolas à trave, bolas a rasar postes, bolas para o guarda-redes (eu bem que tinha dito que Palop ia ser mais uma baixa para o FCP do que para o Sevilha, pois o seu suplente é, nestes dias, bastante superior)....um verdadeiro compêndio de como falhar golos.

À hora de jogo, entrada de Fabiano e Sevilha com 3 avançados de craveira mundial. A velha sina do quem não marca sofre pairava na cabeça de todos e, pior, nos pés do recém entrado Luís Fabiano...à 2.ª vez que chegam à baliza com perigo (a 1.ª tinha sido logo ao 2.º minuto, por Kanouté), pumba, golo. Balde de água fria no Dragão. Temeu-se o pior e a equipa abanou. Natural...Tão natural como se soube defender dos ataques do Sevilha e da óbvia ansiedade e frustração por saberem que podiam estar a golear e afinal, se houvesse outro golpe de sorte do Sevilha, estavámos fora da Liga Europa. Também nesta altura, quando foi necessário sofrer, o FCP demonstrou toda a sua capacidade e poderio. Mais uma vez, não fosse a ineficácia, e teríamos certamente aproveitado o balanceamento do Sevilha no ataque para, nas jogadas que tivemos de 3 ou 4 nossos para 2 deles dar a estocada final. É preciso ter calma e frieza nessas alturas. São jogadas que podem decidir eliminações e amargos de boca.

Para agravar a coisa Palito foi expulso. Estava eu a acender um cigarrito e não vi a jogada mas logo percebi, pela linguagem gestual do "beef" careca, que o vermelho era inevitável. Depois de ver  essa entrada na TV e de ter visto, durante todo o jogo os sevilhanos a distribuir lenha, pareceu-me bem injusta...Incoerente pelo menos. O Sevilha já devia andar a jogar com 10 desde a primeira parte. Parecia uma arbitragem encomendada pelo monsieur Platini o qual prezo tanto como prezo os mouros.

E foi isso, um jogo em que facilmente podíamos ter goleado mas que optámos por fazer uma sessãozita de tiro ao boneco ou tiro ao lado...e num jogo que podia ser tranquilo acabámos com o coração nas mãos, credo (ou, no meu caso, o cachecol) na boca e um olhar de constante susto tal como o de Maicon!! Ou então, resolvemos guardar os golos para Olhão!!

Eu se fosse a AVB obrigaria os jogadores a estar 3 horas consecutivas, durante uma semana, a rematar à baliza. Irra!!! E mais 5h a marcar cantos. Não é por nada mas somos a equipa com mais cantos na Liga Europa...75..uma média de 10 por jogo. Quam vem em 2.º tem 49!! Pena não aproveitarmos esse tipo de lances que, como sabemos, podem ser tão pergisos!


Destacar alguém positivamente, em deterimento de outros, seria injusto pois toda a equipa esteve a bom nível. Já negativamente creio que Hulk será unânime.

(+) Hélton - Poucas intervenções dignas de registo, excepto saídas a cruzamentos. Sem culpas no golo. Continuou, à imagem de Sevilha, com dificuldades na reposição da bola em jogo. "Puxa-saco"!!!

(+) Fucile - Desta vez do lado direito fez (mais) um grande jogo na marcação a Perotti. Seguiu caminho para o lado esquerdo com a expulsão de Álvaro onde controlou Navas (que ainda lhe chegou a escapar perigosamente). Sofreu uma agressão pouco notada!!

(+) Rolando e Otamendi - Marcar Kanoutés, Negredos e Fabianos não é fácil. Mas, golo à parte, estiveram excelentes. mais uma vez destaco Otamendi que pelo chão é osso duro de roer e porque, não sendo perfeito, parece o único central com capacidade para sair a jogar. Partilham culpas no lance do golo mas é compreensível. Fabiano estava em campo à pouco mais do que um par de minutos e ainda se estariam a adaptar.

(+-) Álvaro Pereira - Não fosse a expulsão e era o homem do jogo. Só isso impede a nota + pois acabou por por a equipa em inferioridade. Fabuloso na 1.ª parte teve 2 lances ofensivos que ficaram na retina e apoiou Varela como à muito não se via no Dragão. Defensivamente secou Navas. Pena o vermelho directo que deverá equivaler a 2 jogos de suspensão e a falhar ambos os confrontos com os russos.

(+) Fernando - Temos o bom e velho polvo back in action. Travou inúmeros duelos com Kanouté pelo ar e até perdeu muitos. Uma questão de altura. De resto esteve impecável e só tem de melhorar o faro pelo golo que ainda faria mais diferença.

(+) Moutinho - Ainda não está a 100% mas continua fulcral para manter o nosso meio campo a jogar fluido.

(+) Belluschi - Abnegação. Sacrifício. Garra. Para mim o melhor em campo. Excepcional a defender durante o jogo todo (e fez um corte, quando já estava 1-0, digno de um central e que não havia forma de não dar o 2-0 (a não ser que fosse um dos nossos a rematar)). Ainda fez 2 remates perigosos mas precisa calibrar a mira.

(+- Varela) - Com Palito a ajudá-lo a música é outra tendo sacado bons cruzamentos e jogadas. Não obstante continua, por vezes, lento na abordagem e decisão aos lances.

(-) Hulk - Regressado à ala criou dificuldades aos sevilhanos. Grandes arrancadas apenas travadas em falta. Péssimo na hora de finalizar....mau demais e a rever pois quem falha assim arrisca-se a ver a sua equipa perder...esperamos o regresso à boa forma. Ainda assim indiscutível na equipa pois, a qualquer momento, pode resolver.

(+) Falcao - Terminou a novela e em boa hora. Apesar de se notar receoso aos choques, cedo se notou a sua influência lá na frente, principalmente a jogar de costas para a baliza e a distribuir jogo para o lado. Falta-lhe ritmo e rotinas o que é normal. Foi bem substituído e é, incontornavelmente, fundamental para atingirmos os nossos objectivos...Que pena aquele remate à trave...Gesto genial.

Guárin não entrou com a garra do costume e falhou 2 golos incríveis. Sapunaru e Maicon ajudaram a cortar bolas perigosas.

Do lado do Sevilha o incontornável Kanouté. Aquele homem é fundamental para aquela equipa. E já agora, para o guarda redes Javi Varas que fez trabalho para encostar Palop às cordas.

Além da ineficácia ofensiva não gostei de nos ver a defender nos minutos finais. Mas tinha mesmo de ser. Meu Deus. 5 defesas + Guárin e Fernando e sempre junto à entrada da área. Quando a bola era aliviada ninguém ia pressionar ao meio campo e lá vinha o Sevilha outra vez. Aí pusémo-nos a jeito....muito a jeito...Da bancada (e até do banco) é fácil falar e mandar subir mas lá dentro a história é outra. Felizmente foi pouco tempo (mas passou tão devagar!).

Venham os russos. Também eles fizeram uma fase de grupos excepcional (tal como nós conseguiram 16 pontos em 18 possíveis, com 18 golos marcados e 3 sofridos) e com o 2.º melhor marcador da prova! (Já agora, Kanouté é o 3.º melhor....ou seja jogamos basicamente contra as melhores equipas ao contrário de outros que apanham equipas em risco de serem despromovidas no seu país!!)

Também eles já venceram esta competição. Mas nós somos melhores!! Jogamos a 1.ª mão na Rússia a 10 de Março. Vai estar frio? Vai. Mas quem já jogou sobre um manto de neve não deverá ter problemas. No dia 17 lá estaremos novamente no Dragão. Esperemos que a boas horas.

Nota final: por vezes até faz bem perder. Evita-se um demasiado ego por parte dos jogadores que pode conduzir a relaxamentos e faz-nos regressar à terra. Só que, caramba, em menos de 2 meses, já foram 3 derrotas, e todas no Dragão!!! Estamos a arruinar a média de resultados obtidos em casa que, até ao início deste ano, ia nas 2,3 derrotas/ano.Ou seja, AVB, este ano acabaram as derrotas em casa!!

Mais uma vez AVB mandou o recado: "Na Europa o FCPorto é respeitado e inúmeras vezes mencionado. Em Portugal é que só se olha para uma equipa. As outras não são nada". Agradeceu ainda o esforço aos adeptos que se deslocaram ao Dragão.

Fotos por Diabo de Azul e do pior site desportivo deste país: "maisfutebol"

Sem comentários: