quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os Senhores que se seguem

Vítor Pereira (VP)…um nome que passaremos a ouvir e a citar muitas vezes.

 
Confesso que, ao ouvir o seu nome, fiquei satisfeito.

De treinador adjunto de ALB (sim é o acrónimo correcto) a treinador principal. Pessoalmente creio ter sido a melhor opção uma vez que não irá, creio eu, criar grandes pontos de ruptura com o estilo de jogo a que os jogadores vêm habituados do ano anterior. É a aposta na continuidade depois da má experiência pós-Mourinho.

No que concerne à competência na compreensão e aplicação dos aspectos técnico tácticos do jogo não duvido minimamente que a tenha. Foi notório, no ano transacto, que raramente ALB fazia alterações de fundo na forma de jogar da equipa sem antes consultar o seu adjunto. Além de ser normalmente ele que dava as indicações aos jogadores que se preparavam para entrar em campo e ser muito interventivo nos treinos.

Vamos ver é a relação com os jogadores…parece-me que é aqui que reside o busílis da coisa….se VP os conseguir ter com ele seremos imparáveis cá dentro! Mas não vai ser fácil…alguns quererão seguir o Judas, outros ficarão desmoralizados..Esperemos. Não vale a pena conjecturar muito pois o que será será e nada poderemos fazer….Espero profissionalismo dos jogadores pois poderá ser o factor chave da coisa.

Para agravar a situação no aspecto da relação grupo/grupo e grupo/equipa técnica ficamos desfalcadíssimos de peças vitais para esta necessária coesão, começando naturalmente por Pedro Emanuel, passando por Mariano e o próprio Beto. É isso que mais temo.

E à medida que começaram a surgir os restantes nomes do staff técnico não posso dizer que fiquei contente pois agarrar os jogadores pelo aspecto motivacional, reforço, vai ser aquilo que vai ditar o sucesso ou insucesso deste ano.

Pior, a pessoa escolhida para ter como papel primordial essa função, Semedo, não me parece estar à altura pois não pondo em causa o seu “portismo”, não me parece ter a fibra necessária para manter aquela gente, por vezes com tiques de vedetas, “em riste”. Vamos precisar de um Jorge Nuno Pinto da Costa melhor e mais interventivo que nunca.

Ou seja, mais que VP, o maior problema parecem-me ser as suas escolhas para a sua equipa técnica (Rui Quinta, Semedo, Filipe Almeida (preparador físico) e Will Coort (treinador de GR)).

De todos não ponho restrições unicamente a Will Coort, homem com provas dadas no Dragão.

Quanto aos restantes….vários pontos de interrogação!

MAS ACIMA DE TUDO….ESTOU COM ELES…Eu não sou ninguém para dizer se servem ou não…quem os escolheu haverá de saber o que faz…eu apenas me limito a debitar as minhas dúvidas e frustrações.

 A equipa técnica no 1.º treino do ano (da esq. p/ a dir.: J.Semedo, R.Quinta, V.Pereira, F.Almeida, W.Coort
www.fcporto.pt

Como não conheço nada das pessoas em causa ponho-me a jeito de errar se me puser praqui a bitaitar mas parece-me um staff muito muito inexperiente. Mas ano passado também era. A ver vamos, como diz o cego…. Também me parece que falta alguma competência e carisma, a atentar por exemplo a Semedo e ao número 2, Rui Quinta (sei por ex. que ao serviço do Gil Vicente, com uma boa equipa, quase que descia..pode ter sido azar)!!!! Mas porra, realmente quem sou eu para dizer isto.

Que me calem bem calado!!!

Permitam-me uma nota em relação à contratação de Rui Quinta. Nós que tanto cascamos em Abrahmovic e ALB não nos esqueçamos que o agora n.º 2 da equipa técnica do FCP tinha assinado, à pouco mais de 15 dias, pelo Varzim e rescindiu para vir para o F.C.Porto!!!! Portanto a nível de comportamentos estamos conversados, né?!?! Comportamento rigorosamente igual apenas sendo diferente a quantidade de zeros no cheque.

Da conferência de imprensa de apresentação de VP notei que, sendo um homem culto, não está ainda habituado aos holofotes da fama custando, por vezes, as palavras a sair. Mas creio ser uma situação normalíssima…irá crescer como muitos outros cresceram (aliás, basta lembrar, novamente, o labrego que treina a manada da 2.ª circular, e facilmente percebemos que isso será o menos)….talvez gostássemos de ter ouvido frases marcantes como o Judas fez o ano passado mas era muito difícil…e sempre sujeito a comparações, além de como bem se viu, isso não ter servido de nada….disse que íamos seguir o nosso destino e, a mim, isso basta.

"Os adeptos podem ter a certeza de que vamos prosseguir o nosso trabalho com competência. O clube vai continuar a ganhar e ainda há espaço para a equipa melhorar e evoluir.

Gostei também de ter reclamado para si boa parte do sucesso alcançado no ano anterior não se mostrando temerário do que aí vem.

"Ainda bem que essa herança é pesada! Felizmente, também contribuí para essa herança e já estou habituado a lidar com ela. Foi uma época magnífica. Agora pretendo dar continuidade a este trabalho."

Pessoalmente acho que nunca como este ano que se avizinha vou apoiar tanto um treinador pois tem a coragem de pegar no barco numa altura em que a ondulação será, a par da era pós-Mourinho, das mais crispadas de sempre. É preciso ter tomates! (Ainda que, reforço, me pareça que já começou mal a escolher os seus adjuntos). O próprio Judas terá fugido com receio de não conseguir fazer uma boa época (mais uma vez me lembro do labrego da Luz que, depois de um primeiro ano em grande, não mais terá oportunidade de apanhar o comboio e bem arrependido deve estar de não ter saído) e suceder a um ano com 4 troféus será necessariamente duro.

A Vítor Pereira desejo toda a sorte e sucesso do mundo em tão arrojada empreitada que é “continuar a vencer”.

Desafio dificílimo, sempre sujeito a comparações, mas espero que consiga levar-nos a bom porto. Se acredito?? É como já disse…depois de conhecer a totalidade da equipa técnica, e na minha infinita ignorância, não posso dizer que a confiança abunda. Mas são estes que vão guiar a equipa, logo serão estes que temos apoiar. Espero, daqui a uns meses, vir dar a mão à palmatória.

Nem vou falar do aspecto do Rui Quinta (e muito menos avaliar as suas competências olhando a esse prisma!!) porque isso é entrar no campo do preconceito saloio, culpado de muito o que de podre temos nesta sociedade....e também não posso deixar de achar piada aos labregos sem luz que o gozam pois só demonstra bem que o neurónio que possuem não dá conta do recado por não se lembrarem do treinador deles...ou do seu mítico adjunto, Pietra...ah, e já agora o presidente khadaffi dos pneus!!!….Olha que 3!!!! E é como diz o ditado, “homem de bigode, não há quem o fode”. Ehehehehe…Realmente é preciso ter lata. Haja respeito!

Mas claro...pusemo-nos a jeito para ser gozados…ontem não pude, ainda que angustiado, deixar de dar umas valentes gargalhadas com o que calimeros e lampiões (e até dos nossos) comentaram no pasquim da queimada na notícia referente ao nosso número 2, Rui Quinta ou a Semedo. A título de exemplo:

Mas quem é este bigodaço?!???! Vitor Pereira n me lixes....

pode só ser da foto, mas sem dúvida que parece saído da Marisqueira de Matosinhos, onde costumam servir os árbitros antes dos jogos, e parece que faz uns biscates à noite para treinar os putos lá do bairro... a sério que parece!

Este Rui Quinta não dá uma para a Sexta! Ele esteve no Gil Vicente, e, infelizmente o fulano não dava uma para a caixa. Nem percebe de futebol nem de homens! Fraca aposta do vitor Pereira, que escolhe uma equipa de fracos para se vanglorear à frente de fracos! Força Porto!

…agora fiquei completamente murcho

Semedo e Rui Quinta? para transportar cones e coletes deve servir....

Como varzinista, fico um pouco aliviado pela saída do Prof. Rui Quinta.

sou portista mas espero que esta foto tenha sido tirada entre 1975-1980 ........

bigode e fato treino? este tipo so pode ser benfikista...so falta as maças do rosto rosadinhas do vinho pa ser um autentico benfikista...portistas cuidado!!!

Obviamente que muita desta malta fala com base no aspecto físico esquecendo-se do resto. Também li, não amiúde até, que é um treinador "com ideias consolidadas, determinado, ambicioso, simples, criativo e cativante" ou que, nas palavras de um benfas, "é triste ver pessoas a falar do que não sabem. Este SENHOR é uma das pessoas que mais sabe de futebol neste país, vive futebol, respira futebol."

Até havia quem alvitre que este ano é só uma ponte para a chegada de Rui Faria. Seria uma pena. Com um plantel destes acho que ser ano de transição é ridículo!!

Também dependerá muito da matéria prima que terão para meter em campo. Quando isso estiver mais definido pode ser que se comece a fazer luz.

Que mês de Junho terrível. E o pior é que Julho ainda me parece que vai ser pior com a possível deserção de 2 ou 3 jogadores importantes!!!!

Alguém que me convença do contrário…Por favor…Isto está a afectar-me. Quero, por tudo, ser optimista…mas tá difícil. Pode ser que uma Supertaça Nacional e perder por poucos com o Barça (perdoem-me a falta de optimismo e pf não me acusem de anti-portismo) me anime mais!! Lá estarei, em ambos!

Impressionante como há 1 semana atrás parecia que o ano que se avizinha ia ser dos mais tranquilos de todos os tempos e iríamos partir com incomparável vantagem em relação aos demais contendores, sujeitos a começar o ano com mais 2 troféus (e 1 deles não posso admitir não ganhar) e acabar o ano com mais 1 ou 2, e agora estamos nesta situação…que isto seja lembrado por muito tempo se certas pessoas quiserem regressar ao Clube.

Os nossos adversários estarão a esfregar as mãos de contentes. Pode ser que, passe o vernáculo, se fodam e, no fim, a queda seja maior e sejamos nós a rir-nos por último. Acho que é indiscutível que é o F.C.Porto que constrói grandes jogadores e treinadores e não o inverso portanto, mesmo pessimista, ainda há uma réstia de esperança em mim que suceda o que normalmente sucede. Sucesso.

Aliás, a defesos em que eles são vencedores de tudo e mais alguma coisa e compram os melhores jogadores do mundo e arredores e, passados 2 ou 3 meses já andam com os cornos no chão, já nós estamos habituados. Portanto, pode ser que seja mais um!!!

Supertaça, Campeonato Nacional, Oitavos de Final da Champions….é o mínimo mesmo sabendo que ainda deverão sair alguns jogadores (Radamel incluído).

Bem-vindos e BOA SORTE, Mister(s).

Sem comentários: