segunda-feira, 23 de maio de 2011

Taça de Portugal - Final (VSC 2 - FCP 6) - Rescaldo

Glória Suprema!

O Jamor engalanou-se para assistir a mais uma retumbante vitória azul e branca. Bela moldura humana.

O F.C.Porto fechou ontem a temporada e com chave de ouro. Juntou, à Supertaça, Campeonato, Liga Europa a Taça de Portugal e conquistada por números avassaladores e sem grandes margens de dúvidas....claro que há sempre os invejosos pululantes mas também esses são importantes para as nossas glórias.

www.maisfutebol.iol.pt

Com muitos jogos nas pernas, festejos, poucos treinos, emoções à flor da pele, o F.C.Porto iniciou o jogo do Jamor com pressa de marcar pra poder acalmar as emoções e o jogo. Conseguiu-o. Mas mercê de todas essas condicionantes os vitorianos depressa chegaram ao empate. Mais depressa ainda o F.C.Porto vincou o seu carácter e vontade pois na jogada seguinte Varela balançou novamente as redes. Mas o Vitória, com um lateral esquerdo com um grande pé para fazer cruzamentos lá empatou novamente.

Partimos novamente para cima e foi maravilhoso perceber que bastava queremos marcar que depressa o conseguiríamos. Foi um Vitória impotente para nos travar muito por culpa da forma com que abordaram o jogo.Talvez por pensarem que iriam encontrar um F.C.Porto cansado e desconcentrado optaram por jogar olhos nos olhos com uma das potências europeias da época!

Correu-lhes mal...ganhou o espectáculo! Já era sabido, mas percebe-se agora um pouco melhor, o porquê de o Sporting de Braga ter abordado o jogo de Dublin como abordou...com medo e sabendo que se fosse jogar a olhar de frente poderia sair vergado a uma pesada derrota.

Tão guerreiros de plástico são uns como outros...pelo menos os do Vitória tiveram tomates para tentar jogar à bola numa final. E não por acaso Beto foi um dos destaques do F.C.Porto...apesar das pragas rogadas aquando do 2.º golo vitoriano (que, bem vistas as coisas, até era difícil pois a bola ressaltou na relva e ganhou velocidade, muito perto dele) não só defendeu o penalty como fez mais 2 ou 3 defesas providenciais com Edgar como opositor.

Do outro lado do campo, o puto, James...3 golos, 1 assistência e meia (já que foi ele que centrou pra Maicon atirar à barra)...não esquecendo também Hulk e Varela que fizeram esquecer Falcao. Hulk manteve a tónica individualista e exultei quando marcou pois aí pensei...bom...já marcou, pode ser que comece a jogar para a equipa. Assim foi.

www.maisfutebol.iol.pt

Pela negativa..os laterais. Muito espaço cedido cá atrás e pouco afoitos no ataque (na 2.ª parte Palito melhorou). Pior mesmo só Fernando. Quando regressa de lesões parece que fica parvo e desaprende (e esta até foi uma paragem curtíssima)...ou então está com a cabecinha noutro lado. Se gostei de ouvir Hulk detestei ouvir Fernando. A ingratidão é algo que me mói e este tipo, até nestas atitudes, está a demonstrar semelhanças com P. Assunção. Tendo ele dito o que disse esta seria a prioridade no que toca a saídas do plantel. Gajos contrariados é que não, obrigado. Pode ser que se arranje um tão bom defensivamente (não é fácil) mas ainda melhor ofensivamente (facílimo).

Nos minutos finais era ver os jogadores do Vitória cheios de cãimbras e os nossos na maior (apesar de terem mais 16 ou 17 jogos no lombo).

www.maisfutebol.iol.pt


E porque festa que é festa não o é sem palhaços…tivemos dois…um, o João “pode ser”, mais low profile (estranhamente dado a ajudar Palito a levantar-se do chão sempre com enorme simpatia depois de na Supertaça lhe ter apertado o gasganete), apitando todo contacto físico de jogadores portistas (até me admira não ter sancionado Hulk no lance do 5.º golo!!) e quebrando, sem se dar por ela, o ritmo do nosso jogo…o outro…o verdadeiro palhaço mor, militar do sabonete, Pais António, o ferrari vermelho, que não teve dúvidas em mandar marcar penalty de Fernando (até Coroado diz que não é penalty!!!!) e em prontamente assinalar fora de jogo a Mariano num lance em que este consegue o golo! Mas como é nas barbas destes indivíduos que ainda sabe melhor…tudo bem….desopilem praí a vossa frustração vermelha enquanto assistem, na 1.ª fila, a mais um recital e à consumação do POKER de títulos.

Foi pena o golo de Mariano não ter sido validado. Era uma despedida à maneira!

Que pena, que pena esta época ter terminado. Devia ser eterna...e sê-la-á nas nossas memórias! Mais coisas a sério houvessem...lá estaríamos a lutar!
Final de época, tempo de férias (mais que merecidas para todos os nossos heróis) e de preparar a próxima.

www.maisfutebol.iol.pt
Estou descansado. Sei que isso já estará a ser feito há uns largos meses. Também sei que repetir ou chegar perto das marcas desta época não é fácil. E até nem é preciso tanto. É aproveitar estes meses para continuar a lembrar este maravilhoso ano.

Dependerá, logicamente, das saídas e das entradas e, claro, da concorrência..que, até ver, não parece muito acertada no que anda a fazer!

E agora aproveitar estes meses para recordar o que se passou durante este ano esperando que nas modalidades ainda em disputa (e muito acesa, diga-se) as coisas corram pelo melhor e consigamos atingir os nossos objectivos.


Sem comentários: