quarta-feira, 18 de maio de 2011

Liga Europa - Final (FCP - SCB) - Antevisão

18 de Maio de 2011. É hoje, o capítulo final! À conquista da Europa.

E, por volta das 22:00, eu quero ver o Hélton levantar o caneco e gritar bem alto, "já vencemos, já vencemos, já vencemos outra vez, o Porto já ganhou a Taça, como em 2003".

www.fcporto.pt

Mas pra isso temos de trabalhar muito. Por acaso não sou dos que acha que fossem os mouros vermelhos os nossos adversários seria mais fácil. Vai ser igual! É lógico que somos favoritos e, apesar de AVB, tentar afastar essa ideia (com a qual concordo até certo ponto) não podemos negar que somos favoritos (se, favorito significar realmente o que eu acho que significa: equipa com maior probabilidade de vencer) e temos a obrigação de ganhar o troféu...acho que isso devia ter sido assumido em parte!

Não só porque somos melhor equipa mas também porque o conhecimento da nossa estrutura do que são este tipo de jogos a isso obriga....sempre achei, a partir dos quartos de final, que pela nossa história, se fossemos à final desta competição, fosse contra quem fosse, teríamos sempre 51% de hipótese de a vencer. Espero que isso se venha a concretizar.

Agora que sei que nada está ganho, pois claro que sei. Vai ser logicamente difícil!

Os jogos do campeonato, apesar de felizes, foram ambos complicados e na pedreira não fosse um central goleador, não sei não!

O Braga nada tem a perder...seja como for já são uns heróis...se juntarem o caneco então....se por um lado podem estar nervosos por se tratar do jogo que é por outro terão os índices motivacionais nos píncaros...pra muitos vai ser uma oportunidade irrepetível.

Já nós, com o nosso historial e equipa que temos muito a perder! E é por isso que temos de entrar fortíssimos e a dominar os primeiros 20 minutos e, se possível, marcar logo um golo e não relaxar. Depois do brilhante percurso que fizemos seria ingrato e muito injusto morrer na praia!

Acredito que todos os portistas se lembrem da sobranceria com que, em 1987, uns tipos de camisola vermelha e calção azul bebé entraram no Pratter de Viena. Esses eram outros que também já tinham a vitrine aberta no museu para colocar a Taça. Não contaram com o empenho, a garra, o querer, a força, a competência, a alma e a mística da equipa azul forte, de um Dragão que despontava na Europa.

São esses mesmos atributos que em 1987 nos levaram à glória que têm de entrar em campo com as nossas camisolas, pois estas, sozinhas, não ganham nada. E afinal não será nada de novo. Em 56 jogos que já fizemos esta época, sempre que preciso, isso esteve lá!

Se o Braga se apanha a ganhar vai ser muito complicado virar...mas já fizemos remontadas fantásticas esta temporada portanto nada de desanimar se isso acontecer!

http://blogsuperporto.blogspot.com/

Sabemos desta velha máxima e não posso deixar de concordar mas também sei que, com AVB ao leme, e com jogadores como A.Pereira, Moutinho, Guárin (!), Hulk ou Falcao, sem esquecer os restantes, vamos efectivamente tentar "jogar" esta final de forma categórica....à imagem do que tem acontecido durante a época.

E, caramba, é um Braga que, bem vistas as coisas, na Liga Europa derrotou um modesto Lech Poznan, eliminou o Liverpool com 1 golo de penalty na Pedreira, nem sequer conseguiu ganhar ao Dínamo de Kiev (e não fosse um auto-golo dos ucranianos nem passavam), perderam, no estádio sem luz, com o rival mais fraco que defrontaram nesta competição....em toda a Liga Europa não ganharam um jogo fora de casa...se contarmos com o percurso na LC apenas ganharam 1, e à rasquinha... Quem bate um Sevilla, um CSKA Moscovo, um Spartak de Moscovo e um Villarreal, e tem 13 vitórias em 16 possíveis tem de bater um Braga! Ainda mais sendo fora da Pedreira!

AVB não abriu o jogo quanto à equipa que entrará em campo mas acredito que possa ser esta,


Já todos sabem por quem torce todo um país. Pelo menos agora refugiam-se na hipócrita desculpa de não poderem ser considerados anti-"patris". É a nossa sina, mas já estamos habituados, e, como bem sabemos nos faz crescer e agigantar ainda mais. A nação portista, onde naturalmente me incluo, espera mais uma retumbante vitória e mais uma Taça para o futuro museu.

Felizmente os jogadores têm demonstrado uma seriedade e humildade fora de série nos principais e determinantes momentos da temporada pelo que acredito que tudo farão pra trazer o caneco...na conferência de imprensa pareciam meio "banzados" e demasiadamente descontraídos...mas ok, eu acredito que foi só pra enganar!

Vá lá rapazes.....pude acompanhar in loco quase todos os jogos no Dragão mas não pude ir a Dublin....quero estar no Mónaco a apoiar-vos em Agosto....mas antes quero ir até aos Aliados como fui último 3 de Abril....e, se o trabalho mo permitir, ir receber-vos em apoteose na Quinta-Feira ao Dragão.

Contamos convosco...

1 comentário:

P. Ungaro disse...

Bom dia !!!

Não ha muito a dizer sobre este FC Porto, da entrada em grande na epoca com a vitoria na supertaça, da forma brilhante como ganhou o campeonato, da fantastica reviravolta que nos levou á final da taça e das goleadas que nos colocaram na final da Europa League. O que se pode dizer é que só ha uma saida possivel, é mais uma vez demonstrarmos á europa e ao mundo o que é ser do FC Porto.

Tragam o caneco !!!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com