terça-feira, 3 de maio de 2011

Liga Europa - 1/2 final (Villarreal - FCP) - Antevisão

90 minutos separam-nos da final de Dublin.

Com uma gorda vantagem conseguida no Dragão deslocamo-nos ao El Madrigal para tentar confirmar o apuramento para o jogo final da Liga Europa.

Não penso que vão ser favas contadas, porque o Villarreal, não me canso de o dizer, é uma grande equipa que confirmou, no Dragão (mais na 1.ª parte), o excelente futebol que se lhe reconhecia (não esquecer que se nós fomos considerados o 3.º melhor clube do mundo eles aparecem bem pertinho, no 7.º posto)...e nós bem sabemos que é possível virar eliminatórias "perdidas" antes do jogo.

Mas porque sei que AVB e os nossos jogadores vão entrar em jogo cientes das dificuldades impostas não só pelo cariz técnico-táctico do adversário mas também devido à crença que eles têm em virar a eliminatória junto do seu público (ainda por cima viraram um resultado neste fim de semana e basta ver as declarações de todos os seus jogadores, especialmente do seu guarda-redes) custa-me a crer que o F.C.Porto perca por mais de 3 golos de diferença. É certo que como nós os marcamos eles também os podem marcar mas que diabo...nunca este ano sofremos, numa só partida, mais de 2 golos...

Mas se nos pomos a jeito como fizemos cá na 1.ª parte aí as coisas podem complicar.

Entrar para ganhar o jogo, como se a eliminatória estivesse a zeros será o segredo e aprender com os erros cometidos no Dragão. Já provamos do veneno deles cá, felizmente correu bem.

Além de que o Villarreal precisando de marcar vai balancear-se todo para o ataque o que, acredito, poderá originar algumas situações de golo para o nosso lado. Segurar os primeiros 20/25 minutos sem sofrer é meio caminho andado para atingir os objectivos. Não só nos tranquiliza como intranquiliza os espanhóis. Acredito numa vitória.

Moutinho ou não Moutinho, eis a questão. Um amarelo coloca-o fora da final.

Para mim é, definitivamente não Moutinho. Uma coisa era levarmos uma desvantagem ou uma magra vantagem (2-1, 3-1) e precisarmos do equilíbrio que ele dá à equipa para anular o meio campo espanhol. Mas assim não vejo razão para não o deixar de fora. Concerteza que ele não jogaria no risco mas para isso, se não é para meter a perna, que fique de fora...e depois há sempre um possível erro de arbitragem que pode complicar as coisas.

Guárin para o seu lugar e R.Micael a construir jogo. Há garantias de ambos. Gostava de ver jogar Belluschi mas parece que não há maneira da lesão de que sofre ser curada.

Mas é um cenário que só à hora do jogo confirmaremos. Se é certo que contra o Spartak, na Rússia, AVB jogou com ele, com um resultado idêntico na 1.ª mão e sabendo que teria, futuramente, o Villarreal pela frente por outro lado Moutinho tentou ver o amarelo no Dragão. E não acredito que fosse por vontade própria. Se tentou teve de ter indicações do banco. E se as teve é porque AVB já não contaria com ele.

Gostaria então de ver,


2.500 bravos acompanharão a equipa e, esperamos, festejarão com ela no final do jogo o tão desejado apuramento.

Sem comentários: