quarta-feira, 25 de maio de 2011

F.C.Porto 09/10 vs 10/11

Depois de uma época de glória como a que acabamos de viver será interessante perceber o que mudou e o que (aparentemente) se manteve para que tal fosse possível e pudéssemos desfrutar de um Porto Vintage que, aliado aos resultados, proporcionou bons espectáculos de futebol, depois de uma época anterior (a que coroou o Campeão dos Túneis) menos conseguida (ainda que com 2 títulos conquistados...e veja-se a grandeza do nosso clube para, com esse pecúlio, termos de admitir que foi uma época menos positiva!!!).

Bom...

1) Manteve-se, para 2010/2011, praticamente todo o plantel excepto Raúl Meireles e Bruno Alves.

O que à partida foi visto como preocupante, uma vez que se mantiveram elementos cujo rendimento anterior tinha sido paupérrimo e saíam 2 dos jogadores muitíssimo influentes em campo e fora dele!

Foi notória, durante a época 2009/2010 que estes últimos já não tinham a cabeça no F.C.Porto. Aliás...foi notório logo antes da época começar... Sempre à procura de "melhores condições de vida" esta malta da bola....afirmações deste calibre até me fariam rir não soubessemos nós das condições de vida que tais indivíduos usufruem e das condições de vida que usufruem os adeptos que pagam 40 ou 50€ para os ver jogar!!!!!!!!!

Não foi caso virgem no plantel e, uma vez mais se constatou, que jogadores contrariados, por muito bons (e nesta categoria permitam-me enquadrar apenas Meireles) que sejam só subtraem à equipa nunca adicionando!

Off-topic: Para evitar reincidências do género parece-me que a venda de Fernando deverá ser prioritária tendo em conta as suas últimas declarações. Com uma cláusula abusiva (se pensarmos que é um jogador que tem dificuldades extremas para sair a jogar e não marcou um único golo ao serviço do F.C.Porto) seria um óptimo negócio se saísse por um valor que rondasse a metade dessa cláusula (15 milhões) ou até um pouco menos!

A saída, no início da presente época, dos 2 capitães de equipa, um deles esteio da defesa e outro fundamental no meio campo (de tal forma que em Inglaterra foi tão "só" considerado o melhor jogador do Campeonato lá do sítio que todos sabemos o que vale) foi velozmente vista pela ávida comunicação social centralista, como a estocada final num clube que, nas lonas por não participar na LC, precisava de vender urgentemente desfalcando irremediavelmente o seu plantel o que iria trazer consequências desportivas devastadoras!


2) Entrou João Moutinho.

A entrada do novo 8 do meio campo portista entronca precisamente na saída de Meireles. São jogadores algo diferentes, é certo, mas Moutinho veio preencher esse vazio de forma notável. Posicionamento, inteligência para pausar ou dar andamento ao jogo, capacidade de sacrifício, alta rotatividade (raras vezes descansou e nunca se lesionou), permissão, a quem joga ao lado dele, para subir no terreno (uma vez que sabe que Moutinho lá estará para apagar algum fogo que apareça) são algumas das mais valias que este jogador nos trouxe.

Contratação ao nível do NGP...DE GÉNIO!! E, se não sair, capitão de equipa não demorará muito!

As restantes entradas (Souza, Walter, Sereno, Rafa, Otamendi ou James) não foram decisivas mas poderão sê-lo já na próxima época (nomeadamente o colombiano e o argentino).


3) Pudémos contar, efectivamente, com Hulk.

Como todos sabemos a época anterior foi de facto menos positiva mas muito em virtude do que foi jogado fora das 4 linhas...com a exclusão de Hulk (que me perdoe o Sapu que por muito que goste dele não o posso equiparar ao Incrível), o F.C.Porto foi definitivamente afastado não só da luta pelo título (ficamos a 3 vitórias do mesmo) como do acesso à Liga dos Campeões (para a qual nos faltou uma vitória, tendo nós esmagado o 2.º Classificado com 5 no Dragão....parece que começa a ser sina!!)....goste-se ou não do estilo (e muitas vezes sou dos que se arrelia) desde que Hulk regressou ainda não perdemos para o Campeonato Nacional tendo-se inclusivamente consagrado como o melhor marcador do Campeonato que agora termina e certamente como um dos melhores assistentes de golo (não encontrei estatísticas quanto a esse parâmetro).

Curioso perceber que o 3.º lugar que nos foi "imposto" pelos arautos da verdade desportiva e nos "empurrou" para a disputa da Liga Europa foi o passaporte para mais um ano de glória europeia. Imagino a frustração que pairará naquelas cabeçorras vermelhas....como diz um deles..."temos pena"! Ou serão que não temos?!


4) Obviamente, André Villas-Boas.


O melhor fica para o fim. Aqui reside o busílis da questão. A mudança do ano!

Porque acredito que Jesualdo, com rigorosamente os mesmos jogadores, até poderia ser Campeão nacional, mas chegaria, no máximo, aos quartos de final da Liga Europa. Era menino pra chegar a Sevilha e meter o Maicon a trinco!

Com uma mentalidade forte, jovem e muito vencedora, André Villas-Boas, com os seus métodos deu asas a jogadores que realizaram uma temporada notável. Eles próprios não se coíbem de o dizer. De repente lembramo-nos certamente de Hélton, Belluschi ou Guárin!

É um facto e há que dar o mérito a quem o tem! Não só tem conhecimentos ao nível do treino (e já nem falo dos conhecimentos de Informática, campo onde bate qualquer um ;-)), como na excelente leitura de jogo (não raras vezes a equipa apresentava dificuldades evidentes nas primeiras partes e AVB mexia no jogo e normalmente contibuia para a boa resolução do mesmo.....podia ser sorte....mas não foi uma vez, nem duas, nem três!!!! Sem nunca descaracterizar a equipa mas moldando-a e encaixando-a consoante as virtudes do adversário.

Além de ser um Homem que compreende os Homens que entram em campo..as suas angústias, as suas necessidades...ainda hoje Souza veio falar da anormal quantidade de folgas concedidas ao longo do ano....ora será melhor forçar os jogadores a fazer 2 treinos quando se apresentam cansados, não só física mas também mentalmente (onde naturalmente terão um rendimento menor) ou apenas um onde estejam com os índices físicos e psicológicos a top?? (um belo exemplo dessa metodologia, que pelo resultado conseguido deu frutos, foi o último jogo para a Taça de Portugal).

Alia a tudo isto um Portismo que sente na alma como cada um de nós. Sente as nossas derrotas e vitórias tal e qual como nós!

Vénia ao presidente que arriscou e petiscou...mais do que estaria certamente à espera!

---------------------------------------------------------------------------------------

Obviamente que as individualidades aqui destacadas não podem apagar o mérito dos restantes (e eles são tantos, a começar na baliza e a acabar no melhor marcador da Uefa Europa League lá dentro e aos adjuntos e afins, cá fora)

Mais uma vez aproveito para agradecer a todos, todos, todos, sem excepção pelas alegrias que me/nos deram!


E ála que se faz tarde que vou tratar de apoiar os nossos campeões sobre rodas rumo ao Deca!

3 comentários:

FaKiR disse...

parabens pelo blog..
deixo so aqui o video do golo do fernando ao serviço do FCP, porque disse acima que nao tinha marcado nenhum, aqui vai...
http://videos.sapo.pt/TVWZqzVJuRZ3Po5jim64
abraço

Dragão dos Diabos disse...

Viva FaKiR,

Em 1.º lugar obrigado pelas palavras de elogio. Seja benvindo e comente sempre que lhe apetecer.

Efectivamente não me recordava deste golo. Taça da Liga frente ao Beira-Mar...como jogos da Taça da Liga foi coisa que não segui ao pormenor escapou-me....mas agora me recordo que até foi na altura que o Guárin começava a despontar com as bombas dele e de pensar "olha este...não se quer deixar ficar atrás...maravilha".

Obrigado pela correcção.

Abraço

FaKiR disse...

Foi isso mesmo amigo, até o comentario na tv foi, fernando vem de uma lesao e responde desta forma as bombas de guarin!
abraço