terça-feira, 5 de abril de 2011

Liga ZON Sagres - 25.ª Jornada (SLB 1 - FCP 2) - Rescaldo

 03 de Abril de 2011

(Mais) uma data que ficará gravada a letras de ouro na nossa enorme história.

F.C.PORTO CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL 2010/2011



À 25.ª jornada, o F.C.Porto garantiu, matematicamente, o 25.º título de Campeão Nacional, com o bónus de o termos conquistado em pleno galinheiro, depois de uma vitória sem margem para contestação (pois.....há sempre aqueles encornados que, incapazes, de tirar os óculos vermelhos que lhes deturpam a visão, conseguem vislumbrar, no meio de tudo o que se passou, não só no jogo, mas durante todo o ano, teorias da conspiração....a esses, deixo um sorriso de complacência e um sentimento com um misto de pena mas também de asco por perceber que há gente que tem uma triste e frustrada vida da qual pouco levarão de tão mesquinhos que são).
 
 
Villas Boas entrou em campo com a equipa esperada (excepto, talvez, Fucile na direita) sem abdicar de um Guárin que ultimamente tão boa conta tem dado de si e tão bem de nós tem tomado conta e cedo se percebeu ao que vinha...à festa. Desde o primeiro segundo foi notório o empenho dos nossos jogadores que usaram e abusaram de uma pressão alta, asfixiante que não deixava o clube contrário jogar. Frangos à parte (e por mim mandava uma medalha de campeão ao Roberto) foi com naturalidade que marcamos o primeiro golo. Via-se que não ia tardar. O jogo ficou vivo e de penalty, no mínimo, duvidoso, nasce o empate. Pouco tempo depois novo penalty, agora claro como a água (e ainda gostava de saber o que tipos como o vice presidente execrável da agremiação que defrontamos dirão sobre o lance), a favorecer o FCPorto. Era hora....mais de uma ano depois mais que ninguém Hulk merecia calar os lampiões....bofetada de luva branca...mais uma.

No início da 2.ª parte vimos Falcao falhar 2 golos "feitos"...sem stresses.....era notório que o nosso domínio era mais que evidente e só algo de extraordinário poderia virar o jogo....e o extraordinário aconteceu. Raides de Caientrão? Fintas de Saviola? Tabelinhas de Salvio e Peixoto? Remates de Gaiteiro? Não..Nada disso....Apitinho de Duarte Gomes....o 2.º amarelo de Otamendi é digno de figurar nos compêndios de como não arbitrar. Em primeiro, não houve falta e em segundo, ainda que houvesse, estava a disputar-se uma bola na linha lateral!!!

Ganhámos, verdade, mas deixar passar a actuação deste indivíduo é branquear algo que nos podia ter custado uma vitória que, não fosse o brio dos nossos jogadores, poderia ter escapado pelo apito desse sujeito. E pior, que nos faz perceber que, tal como até aqui, precisaremos de trabalhar muito mais que todos os outros para podermos ganhar. Aimar deveria ter sido expulso ao minuto 6! Airton pouco depois. Até posso concordar com o amarelo a Roberto (era nestas situações que devia existir o cartão azul). Das primeiras intervenções de Cardoso no jogo foi quando tentou marcar o seu cotovelo na testa de Hélton. Caientrão também escapou ao 2.º amarelo. Peixoto ao azulinho!! Javi Garcia?? Bem...quem diz que aquilo não é agressão perde, desde já, o meu respeito. Mais uma vez ficou demonstrada a "leal" filha da putice do maior açougueiro a actuar em Portugal. Vergonhoso...já Otamendi, agarrado por Jara (que simulou ser agredido, fazendo de Aimar um actor de 3.ª categoria no que à arte de representar diz respeito, simulou penalty, faltando ao respeito a Saviola, mergulhador mor da agremiação e jogou 3 vezes a bola com as mãos) vê-se injustiçado pelo amarelo e vê a equipa ser penalizada por uma falta que não cometeu. Quanto ao 2.º amarelo....não precisa de mais comentário.

Terminámos com mais um momento que seria histórico com Cebola a marcar à antiga equipa. Também era bonito mas o rei dos frangos redimiu-se.

Chega a esta altura e há a frase cliché de que, mais que tudo e que qualquer jogador, existiu um grande colectivo, blá, blá, blá. Mas, no jogo de ontem, acho que estiveram todos realmente bem.

Começando em Hélton. Mais um grande jogo do capitão. Mereceu trazer a bola de recordação pois está a ter um ano memorável.
Guárin uma vez mais em alta. Pelo golo, pela assistência e pela intensidade com que disputou todas as bolas. Intensidade essa que, sejamos justos, se viu em todos. Mas o jogador que mais gostei de ver foi Otamendi. Simplesmente genial. Não fez penalty, viu amarelo e, mesmo a partir daí fez um jogo enorme, sem desconcentrações e sem entrar em quezílias com os palermas simulões. Temos homem. Fernando esteve defensivamente intratável. Não haja dúvida que com ele em forma aquele lugar nunca será de outro. Tal como o lugar de Moutinho...o tal que é "portista desde pequenino". Lá na frente tivemos um Falcao perdulário mas muito importante na criação de espaços, um Hulk que, apesar do golo, não brilhou e uma Varela muito esclarecido. O melhor deste tridente ofensivo.

Quanto ao adversário, vergado à nossa supremacia dentro do campo, tentou sair por cima fora dele. Não conseguiu...como seria previsível...Mas só gente que tem cabeça apenas para enfeitar e que, dentro dela, onde deveria existir um cérebro, nada mais há que vácuo pode julgar que é com a falta de fair play que se torna grande e glorioso. Se já eram lamentáveis os confrontos entre adeptos encornados e polícia antes do jogo (e aqui não percebo o que é preciso acontecer para se proibir o dito clube de jogar no seu estádio), os lastimáveis telemóveis, isqueiros ou bolas de golfe (que afinal parece que não é só no Norte que se vendem (só falta dizerem que eram adeptos portistas infiltrados e mascarados)), vêm os pobres de espírito dos seus dirigentes mandar ligar os aspersores (o que, convenhamos, não me surpreendeu nem a mim nem à grande maioria de nós) e desligar as luzes.... mais lindo foi perceber, imediatamente, a metáfora fácil, que só um imbecil não podia prever, do FCPorto apagar, literalmente, a Luz....foi patético e a eles o meu obrigado por terem mostrado ao país inteiro a dor de corno de que padeciam....e aliás, das fotos que vi, creio que só beneficiou os festejos.

Uma palavra ao nosso "miúdo"...o Mister AVB....olhado com desconfiança no início da época por muitos (senão pela maioria) de nós cedo demonstrou ao que vinha e como vinha. Com uma mentalidade vencedora, trabalhadora e muito muito Portista. A conferência de imprensa de ontem foi mais um momento sublime do nosso Mister...não vi ali um treinador...vi um adepto, um adepto, como nós, que sente na pele as injustiças por defender as cores azuis e brancas. Disse muito do que vai na alma de todos os portistas na hora de mais uma vitória que, mesmo passando por cima de todos os vermes detractores, não esquecem as iniquidades de que são alvo....foi bonito vê-lo festejar assim como foi bonito vê-lo recolhido, na varanda do título do Dragão, deixando os seus jogadores serem as principais estrelas da festa. É esta humildade que faz de ti o campeão que és. És enorme André!

23 vitórias, 2 empates, 58 golos marcados, 9 golos sofridos, melhor série de vitórias (13), melhor marcador (Hulk, com 21 batatas), entre muitos outros records que já foram esfumaçados este ano não nascem do acaso, sorte ou sistema...nascem do trabalho, do suor, de um sentimento de revolta que necessita mostrar, por muito que apregoem o contrário, que nós somos os melhores, nós jogamos o melhor futebol e que nós somos, meritoriamente, os Campeões Nacionais 2010/2011.

Festejar? Sim. Bem merecem. Mas se não for pedir muito continuem com a mesma mentalidade e façam-nos sonhar...e, chegados ao mês de Maio, completem a bonita história que agora começaram.
Aos jogadores, treinador e restante equipa técnica, equipa médica, roupeiros e todos aqueles que contribuíram para a conquista de mais um título quero deixar o meu agradecimento pela felicidade com que me encheram a alma...a eles MUITO OBRIGADO.

Sem comentários: