quinta-feira, 31 de março de 2011

Liga ZON Sagres - 25.ª Jornada (SLB - FCP) - Antevisão

É neste próximo Domingo que o F.C.Porto tem a possibilidade de carimbar, matematicamente, o merecido Título de CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL 2010/2011.

Acredito incondicionalmente na equipa e confio na vitória mas esta história das “reserbas”, a mim, deixa-me possesso. Cheira a arrogância e falta de humildade. É preciso não esquecer que essa história apareceu ano passado quando os lampionáceos (lá está, arrogância e falta de humildade) queriam vir cá festejar o título. E, como sabemos, correu-lhes mal….Mesmo a jogar com +1 (o usual do ano passado) meteram a violinha e mais 3 no saco…e lá foram pra Marrocos (sem “padradas” ao que se consta).

Este ano o filme virou (normalidade reposta), estamos perto, mas vamos com calma. Sim temos equipa para ir lá ganhar, temos a motivação de ir lá arrancar com os dentes (figurativamente falando pois claro) as quinas de campeão daquelas camisolas nojentas, a motivação do NGT igualar o record de vitórias seguidas de Mourinho no Campeonato, a motivação de não perder este ano, a motivação da vingança (no bom sentido) do Túnel e a vontade que o Hulk deve ter em virar aquela merda toda ao contrário…é só motivações de facto. Mas do outro lado está uma equipa que não vai querer entregar o título ao maior rival na sua própria casa e, porque não, tentar vingar os “cincazero”. Vão fazer das tripas coração, comer a relva e até atirar-se para a relva.

Sabemos de trás para a frente como jogam os encornados. Eles sabem da frente para trás como nós jogamos. Quem entrar com mais vontade de vencer vai consegui-lo. Aliás, acho que isso ficou bem patente nos últimos jogos (supertaça, campeonato ou taça). E desta vez concordo com o Juju que disse que “os clássicos são jogos em que o quadro motivacional será absoluto”.

E eles é que estão sob pressão. Nós se não formos campeões agora, somos depois. Eles é que têm de entrar com medo de perder. Nós temos de entrar tranquilinhos mas sem dar as abébias que demos pra Taça.

São jogos em que qualquer resultado pode acontecer (basta ver os resultados dos últimos 10 anos: 3 vitórias para cada lado e 4 empates…com o acrescento de que de há 9 anos para cá cada equipa não conseguir marcar mais do que 1 golo e, curiosamente, os nossos foram sempre na bancada sul)!!

Gostava de poder contar com um Duarte Gomes (curiosa esta tendência para nestes jogos termos, invariavelmente, árbitros da AFLisboa) ao contrário do que nos habituou: competente, que saiba (e queira) distrinçar as simulações de Coentrão, Aimar ou Saviola, as cotoveladas de Cardoso, as patadas de Garcia ou Martins, os murros de Salvio, as constantes faltas de Maxi…e que tenha (ou queira ter) tomates.

Uma vitória no galinheiro, mais do que o título, dar-nos-ia força (e espaço de manobra já agora) para enfrentar a próxima eliminatória da Liga Europa e para que os jogadores repisassem a ideia de que é possível ir lá inverter o resultado da Taça de Portugal….e trocava a deste fim de semana por essa da Taça!

Ver um golo do Hulk e do Sapunaru em pleno galinheiro era um bónus que gostava de ter!!

E para isso jogaria com


O Belluschi costuma dar-se bem com este adversário mas com um Guárin na forma que está........


Esta imagem do pasquim lampionáceo mostra bem, para desespero deles, a fibra de que somos feitos. Com adeptos destes a equipa NUNCA estará sozinha. Lá estarão 3500 bravos (mais os que conseguiram comprar bilhete “por outro lado”…5000 no total?? Era porreiro!) sem medos, sem complexos, com garra, motivação e determinação. A eles desejo uma boa ida, um óptimo jogo e um melhor regresso. Gostava de acreditar que vai ser um jogo e pós-jogo sem incidentes. Mas, desculpem-me o pessimismo, não acredito.

Gostava de ver o MAI a preparar um aparato digno de filme para nos receber em segurança como acontece quando é ao contrário. Sim, porque demissionário ou não, ainda está em funções! Seria importante a PSP designar as vias de acesso que serão policiadas.

Ah…temos 7 ou 8 jogadores à bica no que toca a amarelos…com um Duarte Gomes normalmente nervosinho (ao ponto de chegar ao contacto físico com os jogadores) acho que em Portimão vamos jogar com juniores!!!!

EDIT 1: Esta história de não quererem que entremos com tarjas e faixas de apoio é digna de 3.º mundo. Bem compreendo que não queiram ver as faixas a dizer FCPORTO CAMPEÃO mas é mais uma atitude digna de uma verdadeira ditadura. Sempre com a complacência dos demais, começando pela Liga.


Honestamente, e se AVB estiver inspirado com a retórica, acho que pode fazer de tudo o que se tem passado (e juntemos-lhe agora isto) o tónico para buscar uma vitória e uma conquista históricas.

EDIT 2:Que bom vai ser ver o NGP no banco (a confirmar-se). Na minha opinião não trará pressão nenhuma aos jogadores. Isso é mais uma treta que os media do costume tentam passar. São tão absurdos. Trará, isso sim, uma maior vontade de mostrar ao timoneiro que remam todos para o mesmo lado. A isso acresce o bónus do NGP evitar respirar o mesmo ar poluído pro Orelhas, Papagaios, lobos com pele de Cordeiro ou simplesmente atrasados mentais (e aqui logo sem pensar me vem à cabeça o execrável RGS) das bancadas VIP do galinheiro.


1 comentário:

Dark angel disse...

Sou gaja, mas no que respeita o meu clube sou pior que gajo. Ora bem, portista que é portista vai festejar este "títalo" como se não houvesse amanhã, até porque tb eu acredito que o vamos festejar nas portas da águia, o que ainda se torna melhor :D

Biba nós.
Orgulho em ser portista.