segunda-feira, 21 de março de 2011

Liga ZON Sagres - 24.ª Jornada (FCP 3 - AAC 1) - Rescaldo

Começou mal…mas acabou em em apoteótica beleza e com os 46006 que enchemos o Dragão a gritar “Campeões, Campeões, nós somos Campeões”.

Sentei-me no meu lugar habitual a pensar mais nos amarelos que nos poderiam condicionar para a partida no galinheiro do que na Académica. Não tinha dúvidas nenhumas de que íamos ganhar tal como não tinha grandes dúvidas de que ia ser uma partida de sentido único ainda que sem “carregar” muito…

Pois bem…até nem foi bem assim, mas já lá vamos.

AVB promoveu algumas alterações no onze titular começando por deixar Hélton no banco. Tenho de concordar. Queiram ou não, o Campeonato está ganho. Que mais dá por o Beto a jogar hoje ou contra o Portimonense ou Marítimo? É que Hélton era um dos amarelados e bastava uma reposição mais demorada em jogo e pumba. Não era caso virgem! Homem prevenido vale por 2…se for AVB vale por 3 ou 4.

De resto colocou Maicon (Otamendi, também amarelado, nem convocado foi) e deixou Moutinho no banco dando a titularidade a Fernando e Guárin. Estranho, pensei eu. Mas tá bem. Tu é que sabes.

Mas colocou Fucile e Álvaro no jogo (sinceramente ainda pensei que Sereno jogasse) e era por estes que mais receoso estava (principalmente Palito) pois andavam lá Sougou e Diogo Valente…notou-se que entravam com pezinhos de lã o que permitiu à Académica jogar mais e melhor.

Desde cedo se notou, pelo posicionamento no terreno, que a Briosa não vinha defender o 0-0. E podiam ter tido logo um penalty aos 2 minutos. Se no Estádio me pareceu, na TV ainda mais. Óbvia ausência de intencionalidade de Rolando em jogar a bola (aliás, até devia estar de olhos fechados) mas, seguindo as regras, era penalty! Braço fora da linha do corpo (o que tinha mesmo de ser para fisicamente ser possível o equilíbrio) e bola que, batendo lá, sofre desvio de trajectória…antes tivesse sido marcado…evitavam-se 35 minutos de aborrecimento pois só a partir do golo da Académica o F.C. Porto arrancou para mais uma exibição convincente e clara arrancando das bancadas sonoros e prolongados aplausos e fazendo jus, uma vez mais, ao título de campeão conquistado. Mesmo antes do intervalo já havia ocasiões suficientes para o empate e até para a reviravolta.

A Académica, pelo que fez, mereceu o golito e os minutos de ilusão que viveram na expectativa de derrotar o futuro campeão nacional.

Sempre quero ver se, depois do golo de Addy (sim porque ao fim ao cabo o golo da Académica acabou por ser um auto-golo uma vez que o homem até é nosso..portanto F.C. Porto 4 – Académica 0 :-)) esta semana o aziado do António Pedro Vasconcelos (sem hífen e sem 2 L, porque isso é coisa de gente fina da alta e essa besta nem escrúpulos ou decência tem, além de viver à custa do contribuinte para poder “realizar” filmes de merda) vai falar nos imensos jogadores que o F.C. Porto tem emprestados a outros clubes (esquecendo-se, cirurgicamente, dos que o clube deles compra antes ou dos que têm indisposições à última hora antes do jogo com os encornados) e da alegada falta de rendimento dos mesmos quando defrontam o clube.

Já agora Addy…pra próxima podes conter-te nos festejos…seres profissional sim…mas mostrares a azia que sentiste por ser emprestado pah…fica-te mal.

Quanto aos nossos e sem muitas delongas:

Beto não teve grande trabalho. Teve culpa no golo simplesmente por “só” ter 1,82m. Com mais 5 centímetros chegava aquela bola.

Maicon marcou o golo da reviravolta e, pasmemo-nos, o 1.º golo de canto da temporada (só por curiosidade foi o centésimo octagésimo segundo!!!!"bota exclamação nisso"). É bom mas interessa perceber que na função principal dele (defender) fez os enterranços do costume. Não consegue aproveitar a rapidez que tem uma vez que muitas vezes chega à bola antes do adversário mas depois disparata (ora colocando a bola no adversário, ora chutando para fora sem necessidade ora não sendo suficientemente incisivo quando o adversário tem a bola). Melhorou depois do golo.

Guárin foi, como tem sido, o motor da equipa. Além do golo correu o campo de lés a lés. Homem do jogo (onde again!!!).


Lá na frente a coisa não foi famosa sendo Varela o melhor. Hulk bem tentou mas não conseguiu furar muitas vezes pelos defesas vestidos de preto. Fica-me na retina aquela tentativa de golo de letra. Não lhe perdoo. Estava mais de ¾ de golo feito. Era só empurrar. Acho que esse foi o momento que deita por terra as declarações de AVB quando diz que os jogadores sabem das dificuldades e estão focados para garantir vitórias. Estávamos com 2-1. Resultado perigoso. E ele faz aquilo?!?! Para mim é inadmissível e espero que a sua substituição tenha sido em jeito de castigo por esse lance. Já Falcao é uma sombra. Continua a chegar meio segundo atrasado à bola ou faz más recepções que hipotecam logo lances de perigo. Não está bem. Ainda assim correu que se fartou o colombiano.

Uma nota a Moutinho pois, quando ele entrou, coincidência, ou não (e eu aposto no não) a equipa começou a jogar beeeeem melhor.

Uma nota à agressão dissimulada em forma de entrada de carrinho que Belluschi sofreu por parte do defesa central que, não me lembrando do nome, pode ser referenciado com “um tipo ainda mais gordo que o Walter”, e que mereceu por parte do cavalheiro amarelo um cartão de igual cor!!! Os nossos jogadores são autênticos sacos de porrada e os árbitros não estão nem aí!

Resumindo…passamos o teste com distinção uma vez que à vitória aliamos uma exibição bem conseguida (a partir do golo academista) e sem desfalques para o jogo no galinheiro.

12.ª vitória consecutiva no Campeonato (melhor marca da presente época e impossível de atingir por outros uma vez que faltam apenas 6 jogos), marca dos 100 golos/época ultrapassada, equipa que rende mesmo com menos 2 ou 3 jogadores habituais….Destaque? O habitual zero do costume…Valha-nos a imprensa internacional a elogiar os nossos pois a nossa comunicação social só dá o destaque a quem não merece…e depois é ver os vermelhos a falar do clube deles….metem-me pena! Cãezinhos amestrados ignorantes.

Já dizia o outro…os ignorantes são mais felizes que os sábios pois vivem na constante ilusão que as consola…E assim continuam eles na ilusão de serem o maior clube do mundo enquanto nós vamos ganhando. E por mim tudo bem!

Podemos festejar a vitória na Luz..é um facto…era bonito…mas sinceramente estou-me a borrifar pra isso. Preferia ir lá dar 3 pra Taça! Ainda por cima é um jogo que antecede a recepção ao Spartak para a Liga Europa no qual vai ser hiper vital que tenhamos um resultado que possamos dizer…está quase quase feito…eu sei que é difícil mas a 2ª mão (num sintético e com um mini jet-lag) joga-se antes do FCP - Sporting e do Encornados - FCP para a Taça.

No galinheiro já sabemos que os anormais vão fazer o jogo do ano deles, vamos levar porrada de meia noite e ainda há-de ser um dos nossos a ir pra rua e eles com penaltys  a favor…não me admirava se nos tentassem lesionar jogadores. E por isso há que tentar ganhar o jogo sim mas sem grandes stresses…eu se fosse ao André começava já a pegar nos relatórios dos russos.

Sem comentários: