domingo, 9 de janeiro de 2011

Liga ZON Sagres - 15.ª Jornada (FCP 4 - SCM 1) - Rescaldo

Final da 1.ª volta do campeonato....15 jogos disputados, 13 vitórias, 2 empates....BRILHANTE

A última vitória das referidas foi hoje, depois do 1.º desaire da temporada, e "quem pagou as favas" foi o Marítimo...resultado porventura enganador (talvez o 3-1 fosse mais apropriado) mas que demonstrou mais uma vez a nossa força.


Entramos com a equipa esperada (a principal dúvida estaria se jogaria Walter ou Hulk no meio, tendo AVB optado pela 2.ª opção.


E era importante começar forte e unido para demonstrar que o jogo da semana passada tinha sido a excepção.

E de facto começámos muito bem e até aos 25 minutos dominamos e criámos algumas oportunidades....a partir daí o Marítimo respondeu, ainda que sem criar grande perigo (ou nenhum) e baixámos um pouco o rendimento...até aos 37 minutos....altura do momento alto da noite....Guárin recebe a 37m dos postes e puxa a culatra atrás....(o que certamente motivou nos adeptos o pensamento: "lá vai mais uma pras couves"...mas não)....GOLO, UM GOLAAAAAAAAAÇO... QUE BOMBA.... até o homem ficou inncrédulo com aquilo....a partir daí até ao final da 1.ª parte continuamos a dominar e acabamos a 1.ª parte com um remate de Moutinho ao poste de pois de uma jogadaça de letra...merecia mais...azar.

Na 2ª parte entramos novamente bem e, depois do 2-0 (mais uma bomba de fora da área - Hulk), num lance fortuito (resultante de um livre - ver abaixo comentário sobre o Xistrema) bola pra confusão da área e 2-1....temia-se que o FCP pudesse tremer mas Guárin fez o 3-1 pouco de pois e James fechou a contagem.....A propósito do golo do Marítimo...ainda não percebi como é possível ver 3 homens maritimistas a saltar à bola sem oposição...a rever o posicionamento defensivo neste tipo de lances.

Foi, na minha opinião, e sem ser um jogo brilhante, um belo e agradável jogo de toda a equipa (ver excepção a seguir) com alguns naturais momentos de menor inoperância, muito por culpa do marítimo e certamente da mente dos jogadores que sabem o extenuante Janeiro que vão ter, mas com a paciência fundamental para dar a volta a este tipo de adversários cuja defesa ocupa maioritariamente os seus pensamentos. Varela, que regressou à competição, fez um jogo promissor para o futuro e Fernando, entrado na 2.ª parte, também esteve bem. Ainda deu para Mariano entrar e ser (muito bem) ovacionado pela massa adepta.

Permitam-me destacar 3 jogadores que, para mim, estiveram brilhantes no jogo de hoje:



Guárin, pelos golos, pela raça e pelas bolas que recuperou - HOMEM DO JOGO - e custa-me a possibilidade de sair da equipa em deterimento de Fernando...felizmente AVB ajuizou bem (o costume portanto) e deixou o Polvo no banco depois de tão prolongada ausência.
Moutinho, pelas linhas de passe que criou, pelos passes que soube criar e endossar, pelas inúmeras recuperações de bola, por um ou outro pormenor de letra....mas principalmente pela simplicidade que põe no jogo não procurando passes disparatados que possam levar à perda da bola mas jogando sempre pelo seguro...genial o Joãozito.
Otamendi, pela segurança, quer a central quer a lateral direito (ainda que com o seu hábito de entrar de carrinho sem grandes preocupações acredito nos fará passar alguns dissabores por faltas e amarelos)....enquanto central contou com a preciosa ajuda de Rolando e mais uma vez advogo que esta deverá ser a nossa dupla de centrais.

A tal excepção...quem será quem é?? Quem viu o jogo saberá...e quem não vou secalhar também...Emídio Rafael...desculpem o português calão mas que puta de nódoa se andou hoje a passear do lado esquerdo do meio campo portista....e quando digo meio campo portista é mesmo literalmente....o homem raras vezes atacou e, quando o fez, era confrangedor a falta de velocidade para lá chegar rapidamente e criar linhas de passe e a falta de habilidade para fazer cruzamentos..que me lembre não acertou sequer um....e a defender, perguntarão? Mais uma vez o pior...constantemente ultrapassado pelos maritimistas e a permitir cruzamentos que não deveriam acontecer...mais uma vez desculpem...mas puta que o pariu que não joga um caralho.....

Um palavra também ao Xistrema pois claro....mais uma vez ouvimos assobios no Dragão...mas felizmente desta vez não foi para a equipa portista mas sim para a equipa liderada por este palhaço lagarto incompetente ou desonesto....o amarelo a Guárin por ter colocado um chapéu na cabeça foi a piéce de resistence...bom ok não sei se os regulamentos permitem tal expressão de contentamento...até lá entradas maldosas dos maritimistas só por vezes eram assinaladas e claro que só por vezes eram amareladas...já os nossos jogadores viam amarelo com uma facilidade impressionante....mas o pior ainda foi o livre que resultou no golo do marítimo....tenho de confirmar na TV mas lá pareceu-me, nitidamente, que foi Sapunaru a sofrer entrada violenta do jogador maritimista...portanto o golo insular nasce de falta que deveria ter sido marcada ao contrário e que provoca, não só o amarelo ao nosso lateral, mas também a sua saída por lesão devido à violência da entrada.....ah..o jogador do marítimo veria o 2.º amarelo e consequente expulsão se o lance fosse bem ajuizado....mas isso não interessa nada...EDIT: depois de ver na TV, gargalhada, obviamente que Sapunaru não fez falta tendo, isso sim, sido pisado e, logicamente, sendo ele a sofrer falta e grosseira.

Ganhámos, e bem, sem espinhas, sem lances duvidosos e respondendo muito bem a todas as críticas que nos foram feitas...virtualmente temos 11 pontos de avanço sobre o 2.º classificado e vamos lá então ver agora como é que o visitante vai responder sob pressão....não vão eles afastar-se mais do 1.º lugar e deixar o Sporting morder-lhe os calcanhares....temos a conjuntura perfeita...


Só espero é que a lesão de Sapunaru não seja impeditiva pois de laterais já nos estamos bem mal...

Sem comentários: