sábado, 28 de agosto de 2010

Um belo arranque...


André Villas-Boas e a nova filosofia do FCP estão a dar aos adeptos todas as razões para estarem eufóricos: ao fim de 5 jogos oficiais, 5 vitórias, não é suficiente? ok, 13 golos marcados e apenas 2 sofridos, ainda não chega? hum, segundo alguma imprensa parece que também houve um troféu, uma tal de Supertaça... não sei se repararam, passou bastante despercebido nos meios de comunicação social.
Serão estes resultados suficientes para considerar o Dragão como o principal candidato ao título? talvez, mas a verdade é que o Braga está consistente (vencer o Sevilha em casa não está ao alcance de todos), e parece que ainda falta algo na equipa.
Na defesa a chegada de Otamendi deverá dar aos centrais a segurança que tem faltado, devendo render Maicon quando estiver ambientado ao plantel; nas laterais a locomotiva agora chamada "Palito" está em grande forma e Sapunaru tem ultrapassado os obstáculos, mas penso que será substituído por Fucile após 31 de Agosto.
No meio campo reside o "poço de petróleo" do Dragão, tantos jogadores fantásticos para tão pouco espaço. Souza está em grande forma, e Ruben Micael tem entrado sempre em grande nível. Os titulares Moutinho e Belluschi estão a entender-se como se jogassem juntos há várias épocas, Fernando continua a ser um "Polvo".
No ataque tem faltado alternativas, embora Hulk e Falcao continuem iguais a si mesmos, Varela está em baixo de forma e Walter parece um tanque... Para o jogo com o Rio Ave já se conta com James Rodriguez e o Cebola, as opções que têm faltado e das quais a equipa se ressente, como se viu no jogo contra a Naval e no primeiro jogo contra o Genk.

Uma coisa boa deste "novo" Porto é a capacidade de alterar tipos de jogo, a mobilidade que Villas-Boas trouxe para o Dragão é muito bem vinda... ver aquele meio campo de 5 jogadores a rodar e a mudar de posições constantemente parece ser uma boa solução para um campeonato onde se joga muito para o empate... é preciso soluções, e parece que este ano não temos só soluções: temos qualidade, criatividade e poder de fogo! Ah, e já ganhamos um troféu!

1 comentário:

João Mata disse...

Acho que vamos no bom caminho, Miguel! Ainda falta passar a lima numas arestas, mas até meio da primeira volta penso que lhe vamos acertar!
Quanto ao meio-campo, penso que na pré-época a coisa corria melhor que agora em ralação ao Moutinho! Belluschi está cada vez melhor!
O Hulk, apesar de melhor que na época passada, continua individualista de mais para as ambições da nossa equipa! Villas-Boas ainda tem muito trabalho para ensinar o significado de "colectivo" a esse menino!
Mas, como já disse, vamos no bom caminho!